Conceito de Embriologia

EmbriologiaA Embriologia é a ciência que trata do estudo, da formação e do desenvolvimento dos embriões. Este estudo começa a partir da fertilização do óvulo por parte do espermatozoide, dando lugar a formação do ovo ou zigoto até o momento do nascimento do ser vivo. Uma vez gerada as principais estruturas e órgãos, o embrião passa a chamar-se feto.

Entre as principais contribuições realizadas pela embriologia estão: completar a lacuna existente entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, proporcionar importantes conhecimentos sobre o início da vida humana e das modificações produzidas durante o pré-natal, contribuir com respostas para compreender as causas de certas variações na estrutura humana e explicar as relações anômalas e normais.

A embriologia se distingue em três ramos: embriologia comparada (compara os embriões dos seres vivos), embriologia química (fornece bases químicas específicas sobre o desenvolvimento ortogênico) e a embriologia moderna (desenvolvida recentemente no inicio do século XXI, está relacionada às ciências como a genética, a medicina e a bioquímica).

Vale ressaltar que a embriologia está vinculada a disciplinas como a anatomia, a histologia e especialmente a teratologia, que é a disciplina que foca no estudo das malformações congênitas do embrião que, muitas vezes, por um lado está ligada a fatores genéticos e por outro pelas causas ambientais que alteram o desenvolvimento normal do embrião.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Embriologia