Conceito de Emboscada

EmboscadaUma emboscada é a ocultação de uma ou mais pessoas para assim poder atacar com surpresa a outra ou outras. O inimigo lhes preparou uma emboscada e seu exército foi dizimado.

Trata-se de um termo muito frequente dentro do âmbito militar, porque a emboscada é uma tática militar muito empregada que consiste no ataque surpresa e violento sobre qualquer elemento inimigo que se encontre, quer seja em movimento ou ocupando uma determinada posição temporariamente.

Cabe destacar que a emboscada é uma técnica certamente milenária, já era empregada nos tempos da dominação romana, aos romanos não lhes restou outra chance ante à marca dos ataques indígenas que desenvolver novas técnicas de luta; por outra parte, durante a invasão muçulmana na Espanha era comum que se incendiassem bosques com o objetivo de fazer o inimigo sair a campo aberto.

Tempos depois, com a chegada dos explosivos, fez-se uma nova faceta a esta tática, já que através disto era possível destruir formações militares inteiras, ainda as blindadas, em confrontos menores mas realmente ferozes.

E o outro uso da palavra se refere àquela maquinação ou intriga que se leva a cabo com o objetivo de prejudicar alguém.

No Paraguai, Emboscada é o nome de um município correspondente ao Departamento da Cordilheira, situado no centro oeste da Região Oriental. Foi fundado no ano de 1740 pelo governador Rafael de la Moneda e também é conhecida como a cidade de pedra, pois seus habitantes se dedicam quase em sua maioria à extração de pedras das pedreiras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Emboscada. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/emboscada >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Emboscada