Conceito de Eletronegatividade

EletronegatividadeA eletronegatividade é basicamente uma medida que demonstra a capacidade de um átomo em atrair para si os elétrons que correspondem a outro átomo assim que ambos formam uma ligação química. Esta ligação é um típico processo químico a cargo das interações produzidas pelos átomos, íons e moléculas.

Vale destacar que quanto maior a capacidade de um átomo, maior será a capacidade de atrair elétrons, no entanto, esta capacidade de atração está associada a duas questões importantes como: seu potencial de ionização e a eletroafinidade.

O conhecimento da medida de eletronegatividade é muito importante na hora de saber o tipo de ligação que produzirá dois átomos após sua combinação, ou seja, ela pode prever isso com muito mais facilidade.

As ligações produzidas entre os átomos que correspondem à mesma classe e contam com a mesma eletronegatividade é apolar. Assim, quanto mais considerável a diferença em matéria de eletronegatividade entre dois átomos, maior será a densidade eletrônica nas proximidades do átomo eletronegativo.

No entanto, vale ressaltar que quando a diferença de eletronegatividade entre dois átomos é importante, há uma transferência total de elétrons e assim se formam as conhecidas espécies iônicas.

No caso particular dos metais, por terem baixa eletronegatividade eles formam íons positivos, enquanto os elementos não metálicos por apresentarem uma menor eletronegatividade formam íons negativos.

Existem duas escalas, a de Pauling e a de Mulliken, para classificar os diversos valores de eletronegatividade dos átomos.

Na primeira escala o elemento mais eletronegativo que aparece é o flúor, com um valor de 4,0; enquanto que o menos eletronegativo é o frâncio, com apenas 0,7. O norte-americano Linus Carl Pauling foi um dos primeiros químicos quânticos e em 1954 foi reconhecida sua grande contribuição com o recebimento do Prêmio Nobel de Química.

Por outro lado, na escala Mulliken, o néon apresenta um valor de 4,60, enquanto o rubídio de 0,99. Robert Sanderson Mulliken foi também um destacado químico norte-americano, que além de desenvolver pesquisas, também contribuiu com a formação de profissionais. Em 1966 recebeu o Prêmio Nobel de Química.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Eletronegatividade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/eletronegatividade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Eletronegatividade