Conceito de Eficiência Energética

Eficiencia-EnergeticaO fantástico avanço da tecnologia vem acompanhado pelo imenso consumo de energia, ou seja, grande parte dos avanços tecnológicos demanda de energia para funcionar e isso obviamente é transmitido para seu consumo que tem crescido de maneira exponencial nos últimos tempos.

No entanto, como acontece com qualquer outro recurso básico que se torna cada vez mais simples no nosso dia a dia, os seres humanos devem ter cuidado como também usar de maneira racional e consciente a energia. Neste sentido, surgiu o conceito da eficiência energética, justamente para propor a redução no consumo de energia.

Consumir menos energia é possível, além de ser benéfico para nosso planeta e para suprimir os custos econômicos de seu grande consumo. Mas claro, é preciso seguir diferentes ações para conseguir isso de maneira satisfatória.

Basicamente, uma empresa ou então qualquer moradia pode reduzir seu consumo energético através da escolha certa e bom uso de seus equipamentos elétricos.

Atualmente e em relação a esta prática foi desenvolvido um sistema de classificação que trata justamente de classificar os diversos artefatos elétricos com uma letra que equivale a um tipo de consumo elétrico. Assim, um aparelho classificado com letras A e B equivalem a um consumo melhor, enquanto que os catalogados nas letras D e E são prejudiciais no sentido de economizar energia, por isso suas instalações devem ser evitadas.

No entanto, nem todos os aparelhos apresentam esta classificação, apenas aqueles que são ligados constantemente, como são os casos das geladeiras, ares-condicionados, máquina de lavar roupas, de lavar louças, entre outros.

Outra ação pontual que contribui para a eficiência energética é a educação dos consumidores, ou seja, o usuário deve se acostumar e procurar seguir as recomendações neste sentido, desta maneira irá comprometer-se em economizar energia. Dispor de uma iluminação de baixo consumo dentro de casa é o ideal, como também apagar as luzes quando não se encontra no ambiente, além de utilizar aparelhos que consomem pouca energia. Deve-se evitar abrir a geladeira por várias vezes e também utilizar a máquina de lavar roupa em sua carga máxima.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Eficiência Energética