Conceito de Eficaz

ConflitoO termo eficaz é um adjetivo utilizado para mostrar a capacidade ou habilidade de obter os resultados esperados em uma determinada situação. Além de ser aplicado a pessoas e indivíduos, também pode ser eficaz um dispositivo, um tipo de tecnologia, um fenômeno natural e outros, já que não é necessariamente uma possibilidade humana. Ser eficaz significa que a metodologia de ação aplicada (conscientemente ou não) é a apropriada e que, portanto, sua consequência será a esperada para cada efeito.

Eficaz tem relação com a ideia de efeito, pois é um vínculo direto entre causa e efeito ou estímulo e efeito. A determinada ação segue sempre um resultado, ou seja, um efeito. Quando esse efeito ou resultado é o apropriado e procurado, a ação se transforma em uma ação eficaz. Então, a eficácia de uma ação pode explicar o desenvolvimento de estratégias futuras que permitam obter resultados similares.

O termo eficaz é utilizado em grande parte por áreas profissionais e empresariais em que a aplicação de certos tipos de estratégias está diretamente ligada com a obtenção de resultados que beneficiam a atividade planejada. Neste sentido, o modo de vida capitalista se relaciona sempre com esta noção ao afirmar que os indivíduos triunfantes em uma sociedade são aqueles que conseguem estabelecer de maneira muito direta a eficácia que deviam ter os operários da primeira etapa da Revolução Industrial para gerar os melhores resultados no menor tempo possível.

Entretanto, há vários elementos que não fazem parte das ações do ser humano que também podem ser considerados eficientes. Por exemplo, um leopardo que estabelece uma estratégia de caça apropriada, provavelmente se torna um caçador eficaz ao obter o resultado esperado. Da mesma forma, uma planta desenvolve métodos de preservação eficazes para poder sobreviver ao meio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Eficaz