Conceito de Efetividade

EfetividadeQuando se fala de efetividade, se refere à capacidade ou habilidade que uma pessoa, animal, máquina, dispositivo ou qualquer elemento pode demonstrar para obter certo resultado a partir de uma ação. A eficiência tem a ver com aperfeiçoar todos os procedimentos para obter os melhores e mais esperados resultados. Em geral, a eficiência estabelece um processo de organização, planejamento e projeto que tem como objetivo que aqueles resultados estabelecidos possam ser alcançados.

O termo eficiência se aplica principalmente em áreas em que as ações precisam ter resultados específicos e controlados, como é o caso das áreas empresariais e comerciais. Neste sentido, a eficiência de uma ação busca em primeiro lugar ter acesso aos recursos, métodos e procedimentos apropriados que gerem as melhores consequências para a atividade específica. Exemplos destas situações podem ser previstas nos câmbios da bolsa mercantil para conseguir os ganhos esperados e aumentar assim o patrimônio de uma empresa ou instituição. Nestas áreas, efetivar esses resultados é de grande importância, pois é o meio pelo qual o bom andamento de seus negócios está garantido.

A eficácia pode ser normalmente confundida com a ideia de eficiência, embora seja importante destacar que esta última estabelece certo nível de eficácia, maximizando os recursos e o investimento de tempo ou dinheiro para alcançar os resultados esperados. Enquanto algo pode ser eficaz porque consegue atingir os objetivos para os quais foi realizada tal ação, pode não ser necessariamente eficiente caso não reconheça os melhores meios ou métodos para fazer que certo resultado seja consequência de um uso apropriado dos recursos. Então, eficaz pode ser uma empresa ou instituição em que se conseguem os resultados previstos, mas com um gasto enorme e superior ao estipulado dos recursos pelo qual a eficácia termina não sendo rentável.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Efetividade