Conceito de Educação Vial

Educacao-VialEntende-se por educação vial, conhecida também como educação de trânsito, ao tipo de educação baseada no ensino de hábitos e práticas que tem como objetivo a proteção e cuidado dos indivíduos em via pública. Esta educação possui um acervo teórico desenvolvido a partir dos acidentes e sinistros que acontecem diariamente em via pública. Esta teoria está relacionada principalmente com a convivência adequada dos inúmeros veículos, com sua habilidade diante da presença de fenômenos específicos e com o cuidado primordial do bem-estar do transeunte.

A educação de trânsito tem como principal objetivo organizar não só o trânsito veicular, mas também contribuir com ferramentas para que as mortes por causa de acidentes que envolvem os veículos diminuam, garantindo assim o bem-estar a toda população. Entretanto, alguns elementos da educação vial podem mudar de país para país, embora a base seja a mesma.

A educação vial está baseada em conhecimentos teóricos que fazem regras para estes veículos, por exemplo, o modo de agir em determinadas situações ou as regras a seguir em casos específicos (por exemplo, utilizar o cinto de segurança, respeitar os semáforos, dar passagem aos pedestres, etc). Estas regras estão em geral assentadas de maneira organizada e escrita de modo que não se dê lugar à especulação ou à decisão particular de cada indivíduo.

Ao mesmo tempo, a educação vial conta com ferramentas práticas que servem para acrescentar mais informação. Aí é quando falamos de placas, sinais e símbolos que estão dispostos ao longo das ruas, estradas ou vias de transporte e que envolvem determinadas informações tais como avisos, proibições ou advertências. Há uma grande variedade de símbolos e placas utilizadas neste tipo de educação e a sua maioria é feita com cores chamativas como o vermelho, o amarelo e o azul.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Educação Vial