Conceito de Educação Laica

Educacao-LaicaO conceito de educação laica se refere ao tipo de educação que não se baseia em nenhuma doutrina religiosa ou credo e que, ao contrário, fica usualmente nas mãos do Estado. Sua principal função é a de igualar os conhecimentos e as possibilidades, sem discriminar jovens e crianças por credo ou crença religiosa. Isto acontece, pois cada instituição religiosa pode transmitir suas próprias versões da história, da moral, do comportamento ou dos valores e, portanto, o conhecimento em uma sociedade não se equipara ou equilibra.

A educação laica é um fenômeno ou um privilégio que entrou na história logo após a Revolução Francesa em 1789 e de maneira muito progressiva. Esta Revolução, com seu grande questionamento à religião como forma de organização da vida em comunidade permitiu que se abrissem canais de expressão laicos e seculares, ou seja, por fora da Igreja.

Hoje na maioria dos países ocidentais, a educação é laica e depende em grande parte do Estado, e não de instituições religiosas. Assim, a educação dada nos colégios iguala a todos os membros e futuros cidadãos, pois todos recebem o mesmo tipo de conhecimentos, enfocados de um modo secular, laico e na maioria dos casos, democrático. A educação laica, além de não basear-se na religião como centro organizador do conhecimento, a substitui pela razão e pelo empirismo, pelo avanço dos diferentes campos de conhecimento a nível racional e empírico.

É importante esclarecer, entretanto, que a educação laica em muitos casos pode estar relacionada a certas ideologias políticas de um Estado ou governo desenvolvido em cada país, pelo qual a ideia de laicismo apenas assegura liberdade em relação aos aspectos religiosos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Educação Laica