Conceito de Educação Formal

Educacao-FormalA educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento da personalidade. Ela é sinônimo de cultura e formação bem como proporciona mais opções para encontrar sua vocação profissional, além de, o fato de estudar ser também sinônimo de melhor critério para tomar determinada decisão. A formação formal se refere a uma formação regrada através da qual o aluno precisa passar por certos trâmites para obter o título final.

A formação regrada tem início a partir do momento da incorporação da criança na escola e finaliza com a obtenção do título universitário. Esta formação está regida por um calendário de estudos que estabelece os dias e horários de aula (período letivo) como também o período de descanso entre os quais se destacam as férias de meio e final de ano.

A educação regrada é aquela que possui organização e planejamento de acordo com o cumprimento de determinados objetivos estabelecidos em cada curso acadêmico. Por exemplo, para cada matéria ou disciplina existe uma relação de temas a tratar de forma cronológica ao longo do curso. O professor avalia os alunos por nível de conhecimento de cada tema através da realização de uma prova ou trabalho. O método de avaliação varia dependendo de cada curso.

Há um calendário na educação regrada, portanto, existem datas específicas que devem ser cumpridas, por exemplo, os alunos recebem suas notas em determinado período. Os alunos comparecem às aulas e recebem ensinamento de um professor que é a autoridade da aula. Na educação regrada existe também um critério em relação ao número de alunos que pode haver em uma sala de aula.

Um dos objetivos da educação formal é o desenvolvimento pessoal do aluno através da sua formação em diferentes matérias. O ensino formal é realizado dentro de instituições educacionais de forma oficial. Por exemplo, em colégios, escolas e universidades.

A educação formal se baseia no cumprimento de um programa, ela tem objetivos pedagógicos específicos e métodos de avaliação determinados. Além disso, a adaptação curricular mostra também a importância de adaptar o ensino às necessidades de cada aluno.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Educação Formal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/educacao-formal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Educação Formal