Conceito de Educação Artística

Ensino e aprendizagem das diversas modalidades de arte

O conceito educação artística está relacionado ao ensino, consequentemente se refere à aprendizagem dos alunos por parte de diferentes tipos de arte, das quais podemos incluir: a arte plástica, a pintura, a música e a expressão corporal.

Incluídas na formação básica

Desde o início da vida escolar, seguindo pela formação básica e obrigatória (primária e secundária), é oferecida dentro de sua programação uma formação artística. Os alunos reúnem materiais específicos de pintura e desenho, aprendem um pouco de música com seus princípios básicos, além da história da educação artística, como também daqueles que incentivam sua prática.

No caso específico da pintura e do desenho, o professor propõe ao aluno a realização de criações pessoais, normalmente voltadas a um tema específico.

No caso da música é habitual que além do aprendizado teórico, o professor de música ensine os alunos a tocar algum instrumento musical, sendo a flauta doce a mais comum, especialmente por sua simplicidade, tamanho e facilidade para levar à escola.

Ajuda a regular as preocupações emocionais e contribui para o desenvolvimento cultural do aluno.

Vale destacar que a educação artística é muito importante na formação geral porque ajuda o aluno a amenizar suas preocupações através da expressão artística da forma como queiram: pela música, pintura, dança, canto, entre outras. E por outro lado, o aprendizado irá contribuir no desenvolvimento cultural e intelectual do aluno.

A ideia primordial da educação artística é que os alunos alcancem seus conhecimentos e as habilidades correspondentes de cada caso.

Educacao-Artistica-2É uma maneira de descobrir precocemente suas vocações artísticas, afastar-se dos vícios e melhorar sua comunicação com os demais.

Através da educação artística o estudante pode identificar suas habilidades e potencializar seu desenvolvimento com a arte. Desta maneira, muitos alunos descobrem sua paixão pela pintura, pela música e pelas expressões corporais.

Não podemos deixar de destacar que da mesma forma que a atividade física e o esporte ajudam os jovens a manter-se longe dos vícios, a educação artística serve como direção na hora de encaminhar os jovens e mantê-los longe dos maus hábitos e costumes.

Sem falar da importância que este tipo de expressão apresenta na hora da interação e comunicação com as outras pessoas. Sem dúvida, facilita muito a expressão de cada, pois a educação artística não deixa de ser uma forma de desinibição.

Fotos: iStock - mediaphotos / GCShutter

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Educação Artística