Conceito de Educação a Distância

Educacao-DistanciaA formação é um dos pilares mais importantes do desenvolvimento profissional de uma pessoa, além do mais, o conhecimento é essencial para o desenvolvimento pessoal se levarmos em conta a afirmação “o saber não ocupa lugar”. Durante muito tempo, o ensino presencial foi a modalidade mais praticada como método pedagógico. Entretanto, a chegada das novas tecnologias trouxe novas formas de ensino.

Por exemplo, a formação online ou educação a distância oferece comodidade ao aluno, pois o mesmo pode estudar em sua própria casa, programar seus horários e adaptá-los a sua rotina pessoal. A educação a distância é especialmente recomendada para alguns períodos, por exemplo, para conciliar o trabalho com a formação.

A formação a distância é também recomendada para aqueles alunos que contam com alta motivação intrínseca, ou seja, são capazes de aprender sozinhos e cumprir com seus compromissos sem a presença constante de um professor.

A educação a distância é aquela em que o aluno pode estudar e formar-se sem a necessidade de comparecer à aula junto de seus colegas (algo que ocorre de forma lógica no ensino presencial em que o aluno deve comparecer às aulas e justificar sua ausência quando falta). A formação a distância é especialmente positiva para potencializar as habilidades pessoais como autodisciplina, força de vontade, ser pró-ativo, autonomia na tomada de decisões, etc.

Na formação a distância, os alunos contam com a presença de um tutor que exerce um papel de orientador e responde a todas as consultas via correio eletrônico através de uma plataforma online. A educação a distância apresenta alguns requisitos presenciais como a realização de um exame. Por outro lado, de forma optativa, o aluno também pode assistir algumas tutorias presenciais, sendo sua decisão de comparecer ou não.

Um dos requisitos da educação a distância, além da flexibilidade nos horários de estudo, é a integração das novas tecnologias. Este tipo de educação não é tão simples como a formação presencial, trata-se de uma metodologia diferente que utiliza o mesmo propósito: que o aluno adquira novos conhecimentos e consiga graduar-se na disciplina desejada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Educação a Distância