Conceito » Educação

Conceito de Educação




EducaçãoChama-se educação o processo mediante o qual se afeta a uma pessoa estimulando-a para que desenvolva suas capacidades cognitivas e físicas para poder se integrar plenamente na sociedade que a rodeia.

A educação denominada “formal” é aquela efetuada por professores profissionais. Esta se vale das ferramentas que postula a pedagogia para atingir seus objetivos. Em geral, esta educação costuma estar dividida segundo as áreas do saber humano para facilitar a assimilação por parte do educando.

Nas sociedades modernas, a educação é considerada um direito humano elementar; é por isso que costuma ser oferecida gratuitamente aos estudantes por parte do estado. Não obstante a esta circunstância, existem escolas privadas que enchem as carências que costumam ter as escolas públicas.

A educação formal tem diferentes níveis que abarcam a infância, adolescência e a vida adulta de uma pessoa. Assim, nos primeiros anos de aprendizagem correspondem à chamada educação primária e tem lugar durante a infância. Depois, virão os anos de educação secundária, que correspondem à adolescência. Finalmente, na idade adulta de uma pessoa, a educação está regrada pelo terciário ou as carreiras universitárias.

Apesar das declarações feitas pelos documentos que envolvem os direitos humanos, o verdadeiro é que em algumas regiões do globo a educação se vê severamente afetada pelas dificuldades econômicas. Assim, o ensino que tem o estado pode ser considerado de baixa qualidade com respeito às possibilidades que oferece uma instituição privada. Esta situação faz que aquelas pessoas com um meio socioeconômico comprometido se vejam desfavorecidas, situação que resulta em uma desigualdade de oportunidades. É por isso que os estados não devem afrouxar em suas tentativas por garantir uma educação que forme a pessoa para os desafios que o mundo atual impõe.

Os recursos econômicos que se mobilizem neste sentido jamais serão suficientes, pois é necessária uma forte capacidade inventiva.

Mais uma leitura:

O conceito de educação é bastante amplo já que engloba uma diversidade muito grande de termos. Se nos referimos a educação, etimologicamente falando, a educação se divide em educar, criar, nutrir, alimentar, levar, extrair; baseado nos termos “educare” e “educere”.
Poderíamos perfeitamente dizer que a educação é a ação pela qual uma pessoa, emissor, transmite a outra, receptor, por distintos meios ou técnicas, canal, para o completo desenvolvimento pessoal desejado do homem.

A educação é considerada como um direito coletivo e um fenômeno universal, histórico e necessário para que o ser humano e os povos possam subsistir, já que a educação é considerada a melhor ferramenta de luta contra qualquer tipo de exclusão e contra todo tipo de injustiças.

A educação possibilita o crescimento individual, a produção e a reprodução social e cultural, tende ao aperfeiçoamento das pessoas e permite a sobrevivência. A educação como um todo, pode ser consciente ou inconsciente, pode ser sistemática; planejada; com objetivos precisos, normas e regras; ou pode não ser sistemática; espontânea e difusa. A educação tem dois caminhos: A heteroeducação, que vem de fora para dentro, e a autoeducação que vem de dentro para fora.

A educação significa uma modificação do homem, um desenvolvimento das possibilidades do ser. Esta modificação realmente não teria sentido se não implicasse uma melhora na vida dos indivíduos. Em outras palavras, todo tipo de educação, já que existe no homem uma perfeição, que surge de uma evolução espontânea do ser. Dado a que a educação supõe uma influência estranha, um caminho, uma intenção, a educação é definida como um aperfeiçoamento intencional das funções superiores do ser homem, do que este tem de especificamente humano.

Sem educação, se sabe perfeitamente que cada indivíduo, cada família, cada grupo social ou cada nação teria que reconstruir o patrimônio de toda a história da humanidade, e seria praticamente impossível conseguir esse feito ao longo de todo o tempo que possa durar uma vida.

Sintetizando o conceito podemos dizer que a educação é o processo de assimilação, difusão e renovação cultural, moral e condutiva para o desenvolvimento integral dos indivíduos e das nações.

>> Próximo - Que Conceito >>