Conceito » Ecologia

Conceito de Ecologia




EcologiaA ecologia é o campo da ciência que se ocupa do estudo científico das inter-relações entre os organismos e seus ambientes, e, portanto dos fatores físicos e biológicos que influem nestas relações e são influídos por elas. Mas as relações entre os organismos e seus ambientes não são senão o resultado da seleção natural, da qual desprende que todos os fenômenos ecológicos tem uma explicação evolutiva.

Também podemos definir o termo ecologia como o estudo das relações mútuas os organismos com seu meio ambiente físico e biótico. Nos dias atuais a ecologia está mais presente na consciência das pessoas porque os seres humanos começam a perceber algumas práticas ecológicas incorretas da humanidade no passado e também no presente. É importante que todos conheçam e apreciem os princípios deste aspecto da biologia, para que possamos formar uma opinião inteligente sobre assuntos como contaminação com inseticidas, detergentes, mercúrio, eliminação de lixo, represas para a geração de energia elétrica, e seus efeitos sobre a unidade, sobre a civilização humana e sobre o planeta no qual vivemos.

O termo grego “oikos”, casa ou lugar para viver, e ecologia “oikos logos”, é literalmente o estudo de organismos no seu lar, no seu meio ambiente.

Os organismos viventes agrupam-se como fatores bióticos do ecossistema; por exemplo, as bactérias, os fungos, os protozoários, as plantas, os animais, etc. Resumindo, os fatores bióticos são todos os seres vivos num ecossistema ou, mais universalmente, na biosfera. Por outra parte, os fatores químicos e os fatores físicos se agrupam como fatores abióticos do ecossistema. Isto inclui a todo o ambiente inerte; por exemplo, a luz, a água, o nitrogênio, os sais, o alimento, o calor, o clima, etc. Com isso, os fatores abióticos são os elementos não vivos num ecossistema o na biosfera. Dito isto, a ecologia é uma ciência multidisciplinar que recorre à biologia, à climatologia, à climatologia, à engenharia química, à mecânica, etc.

Nos últimos anos, a ecologia se transformou numa das principais preocupações dos seres humanos. Diversas associações sem fins lucrativos e particulares como um forte sentido da preservação dos habitat naturais e das espécies que os integram, destinam esforço e tempo para criar uma consciência coletiva que cuide com zelo o ecossistema no qual vive.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)