Conceito de Eclético

EcleticoEclético é um adjetivo de tipo qualificativo utilizado para referir a diversas situações, fenômenos ou personalidades que se caracterizam por ter elementos ou traços diferentes entre si, sem que isto chegue a ser um problema ou uma patologia, mas que seja uma maneira de combinar outras características. Diferentemente do que acontece com alguns fenômenos ou com outras personalidades que são muito extremas, o eclético leva sempre o melhor dos diferentes elementos presentes para fazer disso uma combinação nova e única. O eclético pode tornar-se visível facilmente no modo de pensar, de vestir, no estilo da pessoa, no designer e decoração de interiores, etc.

O ecletismo é um processo em que são apresentadas características diferentes entre si, que normalmente não se combinam, mas que podem ter o mesmo estilo, fenômeno ou uma realidade nova e diferente dos demais. A ideia de eclético é utilizada na maioria dos casos com um sentido positivo, pois estabelece a manutenção de um estilo, de uma forma de pensar, de enfrentar a realidade. Ser eclético não significa ser como uma pessoa qualquer, mas sim diferenciada dos demais por selecionar elementos específicos e não comuns.

Entretanto, em alguns casos, também pode ter um efeito negativo quando não se fala a mesma língua. Isto é especialmente visível no terreno das ideias políticas ou ideológicas, pois há elementos que são contraditórios entre si de cada corrente de pensamento.

Vale destacar que o conceito eclético vem do ecletismo, da mesma maneira que a filosofia que surgiu na Grécia e se caracterizou pela escolha de concepções filosóficas, de ideias, pontos de vista e até valores de outras escolas filosóficas, mas apesar de ter origem em outros pensamentos pode ser sintetizada de maneira coerente pela compatibilidade apresentada.

O filósofo, jurista e político Marco Túlio Cícero foi o representante mais destacado do ecletismo e por sua vez pretendeu a conciliação de diversas teorias e correntes, levando de cada uma o mais importante para romper com as contradições que podiam ser abordadas.

Nas belas artes, o ecletismo é um estilo de tipo misto cujos aspectos surgem de diversas fontes e estilos e que nunca se constituiu como um estilo específico.

O arqueólogo e historiador alemão Johann Joachim Winckelmann foi quem usou o conceito de eclético pela primeira vez para singularizar o trabalho artístico do pintor Caracci, que incorporou elementos da arte clássica ao seu trabalho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Eclético