Conceito de Echinodermata

EchinodermataA palavra echinodermata se refere a um grupo de animais que vivem exclusivamente nas águas marinhas, mais precisamente no fundo do mar. Isto é, são espécies próprias da água salgada que não podem sobreviver em águas doces e muito menos na superfície terrestre.

Vale destacar que este filo é milenar, uma vez que é representado pela civilização cretense garantindo assim sua presença até o momento.

Os echinodermatas possuem certas características peculiares, entre elas são deuterostômios: se formam primeiro no ânus e em seguida na boca, não tem coração e o seu aparelho circulatório fica aberto.

Outra questão bastante peculiar de seu esqueleto é que possuem pequenos orifícios por onde saem apêndices que terminam em ventosas e assim lhes facilitam a adesão a superfícies, assim mesmo algumas espécies contam com uma espécie de pinça que são muito úteis na hora do ataque e da defesa.

Sua mobilização é feita através da reptação ou do nado e é bem mais lenta.

Em relação a sua reprodução, algumas são de modo sexual, outras de maneira assexual e através de um de seus braços.

Algumas das espécies mais conhecidas que pertencem a este filo são: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, ofiuroide, pepino-do-mar, bolacha-da-praia, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Echinodermata