Conceito de Ebola

ebolaO ebola é uma doença infecciosa produzida por um vírus que apresenta alto grau de contágio e gravidade, podendo afetar tanto pessoas como animais. Há cinco tipos: ebola-sudão, ebola zaire, ebola reston, ebola bundibugyo e ebola da floresta tai, sendo todas elas letais.

Foi batizado como ebola por causa do lugar geográfico que apareceu pela primeira vez e desde então propagou, o rio ebola, um pequeno curso de água situado no norte da República do Congo. A primeira e principal epidemia foi justamente neste lugar, durante o ano de 1976 e na qual faleceram 92% dos pacientes infectados.

Um tipo de morcego está indicado como o responsável por sua transmissão.

A forma de contágio do ebola não varia muito dos demais vírus, sendo através do sangue, do suor, da saliva e da urina as mais habituais. No entanto, a febre hemorrágica do ebola atinge rapidamente o paciente e oscila de dois a vinte dias o período de incubação.

Os sintomas podem variar de um paciente para o outro, mas geralmente ocorre: febre muito alta, fortes dores nas articulações, dor de cabeça, mal-estar abdominal, entre outros. Enquanto isso, quando o vírus se encontra em um estado avançado, geralmente aparece erupções hemorrágicas e hemorragias no trato intestinal que fazem o doente sangrar pela boca e pelo ânus.

O prognóstico da doença não é nada animador, tendo em vista que não existe ainda uma vacina específica de prevenção e nenhum medicamento eficaz para seu tratamento. Apenas podem ser tratados os sintomas. E a isso, podemos acrescentar a estatística que 90% dos doentes morrem por causa de um choque hemorrágico impossível de combater.

Por outro lado, devido a sua imensa propagação, os pacientes devem ser isolados e os profissionais da saúde redobrar os cuidados.

Infelizmente, um novo surto de vírus se estende hoje por toda a África Ocidental. Morreram aproximadamente 1.500 pessoas e o dobro já está infectado. Porém o panorama é ainda mais assustador, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que pode atingir aproximadamente 20.000 pessoas. O surto do ebola está descontrolado e o governo já acionou as forças armadas para ajudar no combate.

Estão realizando testes com vacinas experimentais, mas até agora nenhuma teve um resultado positivo definitivo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ebola