Conceito de EBITDA

EBITDAO conceito a ser tratado é de uso exclusivo no mundo das finanças e da economia, uma vez que é a maneira abreviada de denominar um indicador financeiro muito importante e influente em matéria de benefícios de uma empresa.

Basicamente, EBITDA, é uma sigla formada pelas iniciais das seguintes palavras correspondentes ao idioma inglês: Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzida literalmente para o português significa: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Refere-se ao lucro bruto obtido com a exploração de algo ou de algum negócio, mas deduzido anteriormente os gastos financeiros, ou seja, a EBITDA é calculada através dos números finais da exploração de uma empresa e que não incluem os valores relacionados aos gastos com impostos, juros, depreciações ou perdas de valor porque sua ideia é conhecer o movimento bruto da empresa, o que é capaz de produzir no total sem que o resultado final envolva questões que diminuam esse valor final. Isso é justamente o que demonstra o indicador conhecido como EBITDA.

A importância deste indicador representa justamente esta questão de demonstrar de maneira contundente e exata o que a empresa em estudo está ganhando ou é capaz de ganhar, como também conhecer o quanto pode perder nessa atividade.

Por exemplo, para os investidores trata-se de um indicador importante conhecer, pois através dele é possível saber se um negócio é rentável ou não. É por esta razão que esse indicador é muito usado na avaliação de uma empresa.

Sem dúvida que para qualquer indivíduo que não se dedica especialmente a assuntos econômicos e financeiros o termo não é nada familiar, entretanto, quem está inserido dentro desse contexto utiliza muito e é conhecedor dessa expressão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

EBITDA. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ebitda >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados EBITDA