Conceito de Ebanesteria

Arte e ofício de fabricar móveis a partir de madeiras finas.

O termo ebanesteria, mais conhecido como marcenaria, é designado como a arte e o ofício de fabricar móveis a partir de madeiras finas como o ébano (madeira escura, muito pesada e resistente).

As propriedades desta árvore, a história do ébano

O ébano é uma madeira que provém de sua árvore homônima e caracteriza-se por ser muito alta, oscila entre 10 e 12 metros, dispõe de folhas alternadas e em forma de lança. Suas flores são bem verdes e seus frutos redondos. Esta madeira é muito pesada e resistente, bem escura no centro e mais clara na sua crosta.

Desta maneira, as características da sua madeira fazem do ébano uma árvore muito apreciada.

Pode-se dizer que esta madeira é encontrada desde a antiguidade, principalmente nos séculos VIII e VII A.C, na Mesopotâmia, e que hoje podemos encontrar nos restos de pinturas e móveis que pertenciam à realeza daqueles tempos.

Especialidade da carpintaria que fabrica peças de qualidade e com detalhes de valor

Vale destacar que da mesma forma que existem algumas práticas que possuem ramos ou especialidades, dentro da carpintaria, a ebanesteria é uma especialização bem popular e procurada, dedicada à fabricação de móveis de ébano como também de outras madeiras finas.

Na carpintaria geralmente são produzidos móveis menos sofisticados, enquanto que a ebanesteria se caracteriza pela criação de móveis bem finos e delicados. Muitas vezes são únicas em matéria de realização e designer por aplicar vários tipos de acabamento como tamanho, pintura, marchetarias, formatos, torneados, entre outros.

Além do ébano, a ebanesteria trabalha com outras madeiras de grande valor como a nogueira, o carvalho, a faia, o freixo, o ciprestre, a oliveira, o cedro, entre outras.

Ebanista: o profissional da ebanesteria

A pessoa que se dedica profissionalmente com a fabricação de móveis, especialmente de madeiras finas como o ébano, é chamado de ebanista.

Não é qualquer carpinteiro ou marceneiro que pode realizar esse tipo de trabalho (ebanesteria), isso porque a ebanesteria precisa de profundo conhecimento de madeiras nobres, em saber trabalhá-las e assim mesmo é indispensável ter alguns conhecimentos geométricos associados ao projeto para proceder da melhor maneira.

Por este motivo, qualquer pessoa que queira exercer este tipo de arte deve fazer um curso ou um treinamento especializado na matéria com um profissional do ramo.

Além disso, o espaço físico ou a oficina que um ebanista realiza seu trabalho é mais conhecido como marcenaria.

Foto: iStock - kadmy

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ebanesteria. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ebanesteria >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ebanesteria