Conceito de DVD

DVDOs discos versáteis digitais ou DVDs são discos compactos que utilizam uma tecnologia semelhante aos CD-ROMs, CR-R/RW para armazenar todos os dados, destacando o conteúdo em vídeo, áudio, texto e imagem.

Há alguns anos, os DVD deram origem a diversos formatos dos quais podíamos comprar ou alugar, por exemplo, filmes ou séries de Tv. Os aparelhos de DVD’s tornaram o novo dispositivo eletrônico que não poderia faltar em qualquer casa. Eles ficaram conhecidos principalmente, quando começou a distribuição de filme, através do formato fornecido de acordo com o número de camadas e películas que possua, oferece uma capacidade entre 4.7 GB até 17.1 GB.

A classificação "RW" significa Read/Write ou Leitura/Gravação: trata-se de DVDs que podem ser apagados e regravados várias vezes, por outro lado, o DVD-R não pode ser apagado, embora eles aceitem a adição de dados, sempre que tenha sido gravado em muitas sessões e o disco não tenha sido concluído.

Em virtude de seu uso, a venda e locação de filmes têm crescido, superando a outras formas de armazenamento de dados. Os DVDs costumam ser chamado "Digital Vídeo disc" ou disco de Vídeo Digital. Seu diâmetro é idêntico aos CDs: 8 ou 12 centímetros.
No entanto, um DVD pode ser usado para qualquer tipo de armazenamento: podemos transportar dados, por exemplo, salvar ebooks (livros digitais) ou fotos de algum acontecimento. Também pode ser usado para fazer cópias de segurança ou back-up de conteúdo que temos em nosso computador, para evitar perda de dados importantes ou que precisamos preservar, mas que ocupam espaço no computador que nos seria útil.

Além disso, em DVD pode ser realizado apresentações para conferências, congressos ou simpósios. Realizar slideshows com áudio e também vídeo para reproduzir em um evento particular (aniversários, casamentos), ou ainda, para presentear em datas especiais.

Um detalhe interessante para destacar as diferenças entre os CDs e DVDs, tem a ver com o fato de que estes últimos utilizam um método de correção de erros mais eficiente (47% a mais) permitindo que os dados tenham uma maior confiabilidade de resistência.

Enquanto o DVD ainda é muito popular, especialmente por sua inesgotável fama de ser um grande suporte que se pode ver mesmo antes da estreia no cinema; outro formato de armazenamento tem crescido, o Blu-Ray. Este dispositivo de armazenamento apresenta capacidade maior que a dos DVDs: o Blu-Ray, possui 25 a 40 GB de capacidade, dependendo da composição de sua camada de gravação única ou dupla.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

DVD. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dvd >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados DVD