Conceito de Dúvida

duvidaChama-se dúvida a indeterminação que experimenta uma pessoa quando lhe é apresenta a situação de ter que escolher entre dois julgamentos ou duas decisões. A mencionada vacilação pode ser produzida a partir de um fato, a recepção de uma notícia ou de uma crença.

- A versão que o governo deu sobre o atentado me gera muitas dúvidas.
- Doutor, tenho uma dúvida a respeito de como devo tomar a medicação prescrita.
- Não há lugar a dúvidas, Sandra Bullock merecia o prêmio pela grande interpretação que fez no filme.

Então, uma dúvida sempre supõe um estado de incerteza, porque onde há dúvidas não se pode jamais ter certezas, se eu estou duvidando a respeito de algo que me disseram é porque não estou totalmente seguro de que isso seja realmente verdadeiro.

Uma dúvida sempre implicará num limite à confiança porque quem duvida não está acreditando na veracidade do conhecimento que lhe é proposto.

Então, tal como mencionamos, uma dúvida pode afetar uma crença ou um pensamento ou passar a ser um fato na ação de uma pessoa. Se eu duvido sobre a veracidade de uma notícia que uma amiga me deu, posso combinar com essa dúvida ou transformar em uma certeza propondo à minha amiga a dúvida para que me esclareça a situação.

Também, uma dúvida pode interromper alguma decisão que se tenha tomado previamente.
Tinha planejado visitar a minha irmã que reside na Europa mas agora com a gravidez que se tornou realidade não sei se seria uma boa ideia ir até lá.

A maioria dos filósofos consideram que sempre uma dúvida será uma fonte plausível de conhecimento porque quem duvida sobre algo afirma sua ignorância e então a mesma será o disparador do estudo, da reflexão e da investigação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dúvida. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/duvida >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dúvida