Conceito de Duelo Patológico

Duelo-PatologicoEntrar em duelo com si próprio pela morte de um ente querido ou de um amigo próximo não é tão simples assim porque toda perda dói no coração.

As feridas da alma são visíveis ao dizer adeus a uma pessoa que se quer bem. Entretanto, além da dificuldade, as despedidas são inevitáveis no caminho da vida porque a existência humana tem princípio e fim.

Tristeza profunda no coração

O duelo é o processo realizado por uma pessoa que necessita repor determinada perda. Entretanto, o duelo pode tornar-se patológico. Assim ocorre, por exemplo, quando mesmo com o passar do tempo, a pessoa fica estancada no mesmo ponto e não vira a página. A ferida continua aberta com as lembranças do passado e impede o sujeito de seguir sua vida cem por cento de forma feliz.

O duelo patológico se refere à tristeza que se torna insana quando uma pessoa sofre no presente por algo que aconteceu muito tempo atrás e que paralisou sua vida de forma notável. Mesmo que o tempo tenha passado, a pessoa segue sua vida como se negasse ou esquecesse o acontecido.

Duelo Patológico e a ausência de sentido ao redor da vida

Uma pessoa experimenta o duelo patológico quando sofre tristeza de forma aguda durante um tempo que parece não terminar nunca. O duelo patológico se caracteriza pelo pensamento negativo recorrente, pela sensação de falta de sentido da vida que impede a pessoa de desfrutar o presente, por sentir uma saudade extrema da pessoa falecida, por perder suas relações sociais e pelo seu isolamento por si só. O duelo patológico está marcado pela tristeza profunda e mostra um quadro de depressão.

Processos e tempos em situação de dor, mas que devem saber ser superados.

Entrar em processo de duelo após a morte de um ente querido é necessário e positivo porque este processo faz parte da recuperação interna. Entretanto, este processo tem que ter início e fim e quando se torna permanente mostra o patológico da tristeza própria de um duelo que não culmina.

Neste tipo de situação é muito importante pedir ajuda profissional para poder obter indicações concretas e sanar as feridas da alma. A luta pela verdadeira felicidade é sempre muito importante, inclusive depois de uma tristeza.

Foto: iStock - Todor Tsvetkov

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Duelo Patológico