Conceito de Dualismo Antropológico

O dualismo antropológico é um conceito filosófico que parte do princípio de que o ser humano está composto de corpo e alma.

Isto é, esta teoria enfatiza que o ser humano não pode estar reduzido apenas a seu corpo, uma vez que além das conotações materiais da presença corporal do ser humano existe outra a mais, a entidade imaterial, esta que não pode ser percebida por si só, apenas através das ações que vivificam o corpo.

A posição de Platão e Descartes

Platão acreditava que a alma era o princípio que vivifica o corpo. Outros pensadores também chegaram à mesma conclusão: Descartes é um claro exemplo disso. A partir deste ponto de vista, corpo e alma apresentam duas realidades totalmente distintas, mas interagem de modo constante. Na verdade, um mal-estar qualquer pode ter reflexo em seu plano corporal.

Somatizar emoções

Assim ocorre, por exemplo, com a somatização do estresse que pode causar problemas digestivos, alteração do sono, dor nas costas, dor de barriga, etc.

Do mesmo modo, o corpo também pode ser influenciado emocionalmente como mostra o fato de uma pessoa que sofre de alguma doença grave e tem que fazer um esforço maior para ser otimista e permanecer contente do que uma pessoa que conta com perfeita saúde.

A dor física também pode causar tristeza emocional. Estas são as conclusões oferecidas pela psicologia que também refletem sobre a interação entre o corpo e a mente.

O mistério da vida

O dualismo antropológico também se conecta com a essência do mistério da vida, com a observação dessa dignidade que diferencia o ser humano dos demais, uma vez que a pessoa graças a sua inteligência e vontade mostra autonomia e sabedoria notáveis.

Por outro lado, além do corpo existem outras faculdades imateriais como a inteligência e a vontade. Além disso, os sentimentos são imateriais, não podem ser vistos, mas sim sentidos. Não existe uma demonstração científica da existência da alma, entretanto sua realidade pode ser intuída de modo filosófico como mostra o argumento dos pensadores que refletiram sobre o dualismo antropológico.

Imagem: iStock, Tashatuvango

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dualismo Antropológico