Conceito de Droga

DrogaO termo droga é usado basicamente em dois sentidos. Por um lado, o mais formal, diz que drogas é toda aquela matéria-prima de origem biológica, que serve para a preparação de medicamentos e resulta em princípio ativo da mesma, causando ação farmacológica. E por outro lado, o termo droga, também é referido pela maioria das pessoas como uma substância que apresenta efeito estimulante, depressor, alucinógeno e narcótico, cuja utilização contínua e prolongada, inevitavelmente, leva a dependência e ao vício.

Entre as principais questões envolvidas para identificar droga de abuso ou substância que causa dependência, conta-se: sua característica psicotrópica, que é encontrado apenas no organismo de quem as utiliza, alteram ou modificam uma ou mais funções psicológicas, induzindo o indivíduo a repetir o seu uso devido ao prazer e satisfação que produz, e a interrupção repentina de seu uso causará mal estar físico ou psíquico.

Existem várias posturas quando se trata de classificação das drogas, entretanto, as que predominam, em primeiro lugar são aquelas que se referem aos efeitos farmacológicos que as drogas produzem em quem as usa. Assim, determinamos a classificação de acordo com o efeito causado sobre o sistema nervoso central, se são drogas pesadas ou leves e se correspondem a drogas legais ou ilegais.

Com base na primeira condição, as substâncias podem ser classificadas como calmantes, estimulantes e alucinógenas. Os calmantes são os que inibem a atividade do sistema nervoso central, diminuindo o ritmo das funções corporais e atividade nervosa (álcool, diversos tipos de opioides, drogas psicoativas). Os estimulantes, em contrapartida, atuam ativando o sistema nervoso central, aumentando as funções corporais (cocaína, anfetamina, cafeína). Os alucinógenos causam alteração do estado de consciência e distorcem a percepção (LSD, drogas sintéticas).

As outras classificações que falam de drogas pesadas e leves, em sua maioria, no momento de distinguir entre quais são as drogas que causam mais dano, sabemos que todas as drogas em longo prazo produzem danos graves à saúde de qualquer um.
Tudo que se diz a respeito de drogas lícitas e ilícitas, surgiu da necessidade de determinar as drogas previstas dentro da lei, as legais como o álcool e tabaco, dentre outras. Embora, clinicamente são consideradas drogas prejudiciais à saúde e que causam graves danos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Droga. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/droga >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Droga