Conceito de Drama

DramaO drama é conhecido como gênero literário que teve sua origem há anos atrás na Grécia Antiga, ao gênero cinematográfico que apresenta uma história na qual a tragédia e o drama são os recursos e eixos principais do relato contado e que nos aproxima um pouco mais a esse tempo vivido; também este termo costuma ser muito utilizado, sempre respeitando sua conotação trágica, claro que, para expressar a uma pessoa em uma conversa informal, algum tipo de problema pessoal que estiver atravessando, por exemplo, se diz: venho com um drama daqueles.

Porém, referindo-se a suas origens gregas, o drama seria algo assim como o sinônimo de teatro, porque se define como a apresentação de ações através da representação de atores, mediante o uso do diálogo e sob o olhar atento de uma plateia.
Como gênero literário exclusivamente, o drama, na Grécia Antiga, se dividia em dois: Tragédia e Comédia, ficando esta divisão praticamente superada na atualidade porque ninguém costuma associar o drama com a comédia; hoje em dia são entendidos como dois gêneros autônomos e opostos. Após isso se tornou outra divisão de drama, em gênero simbólico e realista, sendo a farsa, o melodrama e a tragicomédia inscritos no primeiro, e a tragédia e comédia no segundo.

Entretanto, no que se diz respeito ao universo cinematográfico, um drama se caracteriza por ser uma história em que se prevalece à temática séria, adulta e com algum outro condimento triste. Por exemplo, várias vezes, é contada a história de amor de um casal, porque quase sempre o amor estará metido no meio como elemento de discórdia e afeto, e de acordo com isso, a narração dos conflitos que afetam aos protagonistas será de maneira cuidadosa para conseguir a resposta emotiva do espectador.
E por outro lado, enquanto o dramático, a paixão humana, os conflitos pessoais e a tragédia dominarem a cena, estarão diante do que conhecemos como melodrama, o mais importante subgênero do drama.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Drama