Conceito de Domínio

DominioA palavra domínio se refere ao controle que alguma pessoa ou grupo, exerce sobre outro, como é o caso de um território sobre algum objeto, entre outros.
Do ponto de vista da Sociologia, mais precisamente do sociólogo Marx Weber, um estudioso dos avanços nesse conceito, o domínio é a possibilidade de encontrar obediência dentro de um determinado grupo para mandatos de tipos específicos ou de toda classe.

O domínio está ligado a diferentes questões como: costumes, simpatias, interesses materiais, no entanto, dessas questões se determinará o tipo de domínio em questão, que segundo Weber deverá ser: domínio legal (a legitimidade tem caráter racional e se apoia na fé da legalidade das ordens estabelecidas, por exemplo, na obediência a um conjunto de normas, as leis são as que delimitam o tipo de autoridade que poderá exercer o governante), domínio tradicional (está apoiado na fé cotidiana, na importância das tradições e na legitimidade que apresentam aqueles que foram oportunamente chamados de possuir autoridades nas ordens tradicionais; trata-se de uma estrutura feudal ou patriarcal) e o domínio carismático (caracterizado pela entrega à pessoa considerada como líder absoluta porque rompe com o cotidiano e o ordinário, rendendo-se à força carismática que encarna um líder, ou seja, o líder é admirado, respeitado e seus subalternos aceitam ser dominados).

No entanto, a palavra domínio está intimamente relacionada com outros termos, pelo qual em frequentes ocasiões está empregada com os sinônimos de: submissão, autoridade, poder, ditadura, absolutismo, abuso, opressão, supremacia. Entretanto, um conceito que se contrasta diretamente ao domínio é a rebeldia.

E por sua vez, o domínio e a submissão também são conhecidos pelas siglas D/s; é a denominação que recebe um tipo de comportamento, costumes e práticas sexuais caracterizados pelo domínio que exerce um indivíduo sobre o outro. Em alguns casos esse domínio que se exerce pode ser realmente extremo em termos físicos e chegar até ao que é conhecido como sadomasoquismo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Domínio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dominio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Domínio