Conceito de Dom Quixote de La Mancha

Dom-Quixote-de-La-ManchaDom Quixote de La Mancha é um dos romances mais conhecidos e lidos de toda história da literatura, sendo que o protagonista tem o mesmo nome do livro e foi atribuído pelo seu autor Miguel de Cervantes Saavedra.

Para aqueles que não sabem, Dom Quixote causou grande impacto e influenciou a época por seu conteúdo totalmente desmistificador em relação à tradição cavalaresca.

Porque justamente seu protagonista, Dom Quixote de La Mancha, pertence à nobreza e não conta com os privilégios do dinheiro que normalmente caracterizam os nobres. Nem mesmo é um cavaleiro valente e bem sucedido, mas sim o oposto. Quase todas as aventuras do “herói” terminam mal ou de uma maneira não esperada.

Dom Quixote é uma fantástica novela de cavalaria, lida há décadas e que mostra o verdadeiro cavaleiro da Idade Medieval.

Na realidade, o verdadeiro nome de Quixote era Alonso Quijano, que se batizou como Quixote por querer ser um cavaleiro andante.

Como todo bom cavaleiro, Quixote tem seu fiel escudeiro Sancho Pança, seu cavalo Rocinante e sua amada Dulcinéia del Taboso.

Então, o livro de Cervantes destaca justamente as aventuras de Quijano, que se tornou o cavaleiro medieval Dom Quixote e que através do humor torna a paródia cada vez mais absoluta. Este caráter burlesco que Cervantes introduziu na obra gerou uma ruptura com a literatura clássica e a tornou a primeira expressão da literatura moderna.

O romance Dom Quixote teve início no século XVIII, onde sua primeira parte “O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha” foi publicada no ano de 1605 e sua continuação aconteceu dez anos mais tarde, em 1615, e intitulada como “O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La mancha”.

A importância desta obra ao longo da história desde sua publicação foi fenomenal. Ocupa o segundo lugar depois da Bíblia em matéria de livros que mais foram traduzidos. Inclusive ocupa um lugar de destaque dentro dos colégios como uma leitura obrigatória da literatura.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dom Quixote de La Mancha