Conceito » Dólar

Conceito de Dólar




"Dolar" é a denominação da moeda de uso oficial em diversos países entre eles o Estados Unidos que se destaca por ter o maior nível de moeda circulante no mundo. Os outros países cujas moedas adotam esta denominação são: Austrália, El Salvador, Zimbábue, Trinidad e Tobago, Barbados, Bahamas, Ilhas Cook, Belize, Bermuda, Equador, Brunei, Ilhas Cayman, Suriname, Singapura, Ilhas Salomão, Fiji, Guiana, Nova Zelândia, Hong Kong, Jamaica, Namíbia e Libéria. É importante destacar que Porto Rico, Equador e El Salvador são incapazes de emitir moeda, uma vez que eles adotaram o dólar dos EUA como moeda oficial. No Panamá, o dólar é moeda com curso legal, embora a moeda oficial seja o Balboa.

Apesar do grande numero de países que possuem uma moeda oficial chamada dólar, as pessoas comuns se referem ao dólar apenas como a moeda dos EUA. Esta circunstância é motivada porque esta moeda é utilizada para acumular reservas para os vários estados que existem. No passado, a acumulação de reservas era feita principalmente a partir do ouro, prática que foi sendo deixada de lado com a chegada da Primeira Guerra Mundial. Embora já se mostrasse dominante, foi depois da Segunda Guerra Mundial que o uso do dólar americano registrou um notório aumento, atingindo o nível de importância dos dias de hoje. No entanto, apesar desta força, ha aqueles que prevêem um declínio gradual devido o fortalecimento do Euro.

Os personagens relevantes para a história dos EUA que aparecem nas diferentes notas de dólar estadunidense são: George Washington (primeiro presidente) para a nota de um dólar, Thomas Jefferson (terceiro presidente) para a de dois dólares, Abraham Lincoln (décimo sexto presidente) para a de cinco dólares, Alexander Hamilton (redator da Constituição) na nota de dez dólares, Andrew Jackson (sétimo presidente) para a de vinte dólares, Ulysses S. Grant (décimo oitavo presidente) na nota de cinqüenta dólares, e, finalmente, Benjamin Franklin (cientista e redator da Constituição) para a nota de cem dólares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)