Conceito de Dogmatismo

DogmatismoO termo dogmatismo pode ser utilizado em nosso idioma com vários sentidos.

Um dos mais usados está relacionado à religião e é aquele que determina o conjunto de dogmas correspondentes a uma religião.

Os diferentes credos existentes no mundo consideram os dogmas como propostas e afirmações sagradas da autoridade divina que não podem ser questionados, mas que devem ser aceitos. Isto é, os fiéis aceitam os dogmas pela ação de sua fé.

Por outro lado, no caso da ciência e além da religião, o dogmatismo pode ser o conjunto de propostas ou verdades consideradas máximas irrefutáveis de uma ciência verdadeira e inegável.

O dogmatismo também é citado na política quando um dirigente considera que suas ideias e opiniões são certas, correspondentes e que estão fora de qualquer tipo de contradição e rejeição.

Finalmente, o dogmatismo significa uma corrente filosófica que considera seus princípios apenas através da razão e do seguimento um bom método de pesquisa. Ou seja, quando se chega a uma conclusão de outra maneira, o dogmatismo não será considerado.

Existe uma tendência para o dogmatismo aceitar todas as verdades já estabelecidas.

Vale destacar que esta escola filosófica se opõe à proposta do cepticismo, na qual esta última afirma que não existe a verdade absoluta e mesmo que existisse, as pessoas não poderiam chegar a ela. Diferentemente do dogmatismo, o cepticismo permite duvidar de tudo o que acontece com ele. O céptico jamais acreditaria em algo porque seu senso comum o sentencia e considera que apenas sua experiência pode ser válida.

Assim mesmo, o dogmatismo se contrasta ao idealismo porque este sistema filosófico estabelece uma supremacia de ideias como fundamento do conhecimento e além de qualquer outro tipo de método prático.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dogmatismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dogmatismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dogmatismo