Conceito de Doença de Lyme

Doenca-LymeA doença de lyme é uma infecção ocasionada por uma bactéria espiroqueta, por sua forma espiral de ser, chamada de Borrelia burgdorferi. Ela é endêmica nos Estados Unidos, México e vários países da Europa.

A doença de lyme é uma entidade que tem como característica sua capacidade de simular qualquer outra doença, daí é conhecida como uma grande imitadora.

Geralmente essa bactéria tem como hospedeiro certos animais como ratos e veados. Para ser transmitida ao homem precisa de um vetor intermediário, neste caso, os carrapatos. Inclusive é através da picada que o inseto contamina seu hospedeiro e transmite a doença ao humano.

Esta doença possui varias fases, cada uma com um tipo de manifestação: após a picada ocorre a fase aguda, em seguida vem a fase subaguda e finalmente a fase crônica.

A primeira fase ou fase aguda se caracteriza pelo surgimento de uma lesão circular elevada de cor vermelha, não dolorida, que vai crescendo em forma de um anel cujo centro é constituído por uma pele saudável. Estas lesões atingem em geral cerca de 5 centímetros e se localizam no local da picada do carrapato, de maneira simultânea pode apresentar sintomas do tipo gripal, caracterizada por um mal-estar em geral, dor de cabeça, congestão nasal e inflamação dos gânglios linfáticos.

Após uma ou duas semanas da picada, ou até mesmo em três ou quatro meses depois, inicia-se a segunda fase da doença em que a bactéria se dissemina pelos tecidos do corpo, especialmente nos músculos, coração e sistema nervoso.

Finalmente existe um grupo de pacientes que desenvolvem manifestações por um tempo prolongado. Isso ocorre devido a certas condições do sistema imunológico que favorecem a manutenção da infecção ou pelo reconhecimento e resposta do sistema imune aos seus tecidos próprios e externos, ou seja, contra si mesmo.

As manifestações desta fase tardia da doença aparecem aproximadamente um ano depois de adquirir a infecção, são predominantemente do tipo artrite, ou seja, inflamação e aumento do volume das articulações. Também apresentam lesões na pele que inicialmente são vermelhas, mas que em seguida vão clareando até ficarem bem finas por causa de uma atrofia cutânea. Da mesma maneira apresentam também sintomas do tipo neurológico caracterizados por dor de cabeça, dormência dos membros, irritabilidade e transtornos da memória por afetar o sistema nervoso.

A melhor forma de evitar esta doença é diminuir o contato com carrapatos e ir ao médico quando for picado por um. Muitas vezes após a picada eles ficam presos no corpo e assim torna possível a identificação. Esta doença é tratada com o uso de antibióticos, quando o tratamento é iniciado logo cedo, ou seja, dentro dos três primeiros dias após a picada ou assim que manifestados os primeiros sintomas da fase aguda, desta forma, pode ser curada completamente evitando qualquer tipo de sequela.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Doença de Lyme