Conceito de Doença de Crohn

Doenca-CrohnA Doença de Crohn, também conhecida como enterite regional ou até mesmo colite, é um processo autoimune que afeta o intestino. Embora possa estar presente em qualquer parte do tubo digestivo, costuma ser mais frequente na parte final do intestino delgado e começo do intestino grosso.

Esta doença inicia-se na época da juventude e tem um componente hereditário familiar, embora também seja necessário um fator ambiental para desencadear a doença, como é o caso da infecção por algumas bactérias ou por uma situação emocional de grande impacto.

Uma vez diagnosticada a doença de crohn, uma parte do intestino afetado desenvolve um processo inflamatório que pode durar anos. O paciente poder ter uma evolução da doença através de crises separadas por períodos relativamente estáveis. Estas crises geralmente acontecem pelo consumo excessivo de carne ou de bebidas alcoólicas.

A principal manifestação desta doença é a presença constante de evacuações líquidas ou pastosas com sangue, dor no abdômen e inapetência. Estes sintomas costumam durar semanas ou meses e podem levar a certas complicações como a perda de peso, diminuição da massa muscular e inclusive desnutrição. De 2 a 3 em cada 10 pessoas aproximadamente que possuem esta doença apresentam uma reação imunológica no intestino, esta que também se produz nas articulações originando uma artrite reativa que constitui essa manifestação articular.

O diagnóstico definitivo é estabelecido quando o médico gastroenterologista identifica as lesões durante uma endoscopia ou colonoscopia que se confirma através da realização de uma biopsia.

O tratamento desta doença se baseia no uso de medicamentos capazes de diminuir a inflamação e deter o processo autoimune. Durante a crise é recomendável eliminar os lácteos da dieta, além dos alimentos ricos em fibra. Nos casos em que os sintomas não podem ser aliviados com medicamentos ou mesmo quando o paciente não pode suportá-los, é possível a realização de um tratamento cirúrgico que consiste em retirar uma parte do intestino afetado pela doença.

O tratamento é necessário em todos os casos, já que esta doença pode originar uma série de complicações graves como o surgimento de coleções de pus, chamados abscessos, que podem drenar para o exterior ou para a cavidade abdominal e assim desenvolver certos canais chamados de fístulas; também pode ocorrer a perfuração do colón, hemorragia por lesão dos vasos sanguíneos adjacentes, obstrução intestinal ou desenvolvimento de aderências entre as alças intestinais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Doença de Crohn