Conceito de Doença de Chagas

Doenca-ChagasA Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana, é uma doença infecciosa produzida pela infecção de um parasita chamado Tripanossoma cruzi. Atinge cerca de 8 milhões de pessoas no mundo todo localizados predominantemente na América Latina.

Esta doença foi descoberta em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas, o qual identificou os parasitas em alguns insetos hematófagos popularmente chamados de barbeiros. Estes insetos adquiriam o parasita ao picar seus reservatórios naturais que são os tatus e os gambás e transmitindo aos seres humanos. No caso dos humanos, quando um barbeiro pica para alimentar-se ele tem o hábito de defecar e expelir os parasitas, desta forma quando a pessoa se coça ela passa o conteúdo fecal do barbeiro para a ferida ou para as mucosas dos olhos e assim se contamina permitindo que o tripanossoma ingresse no organismo.

Após contrair a infecção, o parasita atinge o sangue e se dissemina pelos tecidos especialmente pelos músculos por onde se multiplica. Na fase inicial da doença pode ocorrer febre, dores musculares e inflamação dos gânglios linfáticos. Estes sintomas não são muito específicos e simulam qualquer tipo de quadro viral, em alguns pacientes pode afetar o sistema nervoso e causar dores de cabeça.

Com a infecção, um grupo de pessoas pode desenvolver a forma crônica da doença com os parasitas que se alojam nos músculos, principalmente nos músculos do coração e do sistema digestivo, sendo capazes de lesionar e destruí-los progressivamente.

A perda do músculo cardíaco leva ao desenvolvimento da dilatação ou engrandecimento do coração, o qual produz insuficiência cardíaca e favorece o desenvolvimento de arritmias que costumam levar à morte do paciente.

Em termos digestivos, a lesão do músculo faz com que o intestino também se dilate e perca sua capacidade de movimentos peristálticos, estes impulsionam o conteúdo intestinal ao longo de todo o aparelho digestivo causando a prisão de ventre.

Esta doença é originada principalmente nas zonas rurais e suburbanas, por onde se encontram os barbeiros e seus hospedeiros. Estes insetos geralmente vivem nas rachaduras das casas construídas no barro, na lama e nos matagais.

Não existe vacina que proteja contra a Doença de Chagas, as medidas preventivas consistem em evitar a picada do barbeiro através de certas proteções como inseticidas e telas mosquiteiras. Uma vez contraída a doença, existe um tratamento específico para a cura que deve ser aplicado logo em sua fase inicial. No caso de desenvolvimento das formas crônicas não é possível a cura, pois o tratamento consiste apenas em aliviar os sintomas e prevenir as complicações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Doença de Chagas