Conceito de Doença

Doença tem uma definição difícil e variada. Seria o status decorrente de um processo infeccioso ou inflamatório. A doença está relacionada a saúde preservada ou não. O médico é o profissional que trata as doenças. Diz-se que o homem doente está enfermo. A doença afeta todos os seres vivos, que são tratados em hospitais. Epidemias são doenças que atingem as populações. Saúde seria a ausência de doença? Historicamente, o tratamento de doenças tem evoluído. Houve uma divisão entre agudas e crônicas. Quem são os doentes? Seriam pessoas infectadas. As doenças podem ser graves ou simples. A publicidade auxilia o Ministério da Saúde. Acidentes cerebrais são doenças graves. Patologia é o estudo da doença. Algumas doenças já existem de forma latente. Cinco anos para manifestação. Esse estágio permite a prevenção. A concepção de prevenção é polêmica.

O homem saudável evita as doenças. O Vigilante do Peso evita a hipertensão. A mulher é prevalente a certas formas de câncer bem definidas. Os estados são responsáveis pelas secretarias de saúde. Quem pesquisa as doenças? Os neurocientistas. Sintonize nas rádios: novidades na área de Saúde e histórias para boi dormir. O brasileiro é um doente compulsivo? Os homeopatas acham que sim, assim como os universitários. Alzheimer é uma doença que atinge os idosos. Centralizar informações é uma boa estratégia da Saúde para evitar o AVC. A interface amigável auxilia os médicos. O AVC decorre da hipertensão. Os corpos obesos, o sedentarismo. Departamentos de Medicina abrindo diariamente. O AVC paralisando o lado direito ou esquerdo. Menos especialistas nos hospitais.

Doentes esperando atendimento. 168 tipos de doença sumariamente analisados. Conceitos sendo ignorados. Pessoas saudáveis. 168 formas de tratar a mesma doença. Doentes morrendo nos corredores, sumariamente desconhecidos. Gente saudável sendo infectada. A doença da pobreza. O rim que apresenta problemas, significando hemodiálise. As definições mal feitas. O processo infeccioso dando ideias ou conceitos importantes. Os doentes mal curados. O diabético que adora o açúcar. O cronista que ficou doente. Os usuários de drogas e suas histórias. O estudioso que assiste a epidemia. O filósofo que ficou curado. Logan seria seu nome? Saudável, mas nem tanto. Os diagnósticos bem resolvidos...

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Doença