Conceito de DNA

DNAO DNA é o ácido desoxirribonucleico responsável de conter toda a informação genética de um indivíduo ou ser vivo, informação que é única e irrepetível em cada ser, pois a combinação de elementos é construída de maneira única. Este ácido contém, além disso, os dados genéticos herdados de geração em geração, de modo que sua análise e compreensão são de grande importância para realizar qualquer tipo de investigação científica para tratar da identidade ou das características de um indivíduo.

A informação que nos oferece o ácido desoxirribonucleico ou DNA é aquela que se vincula diretamente com a formação de qualquer tipo de células em um ser vivo. Esta informação se transporta através de segmentos conhecidos como genes, construções responsáveis de dar forma aos diferentes complexos celulares de um organismo.

O DNA pode ser descrito como uma complexa cadeia de polímeros (ou macrocélulas), polímeros tecidos de forma dupla através de pontes de hidrogênio. A estrutura do DNA é complexa a partir dos pares de nucleotídeos, formando histonas, nucleossomos e os cromatídeos que formam os famosos cromossomos. Os cromossomos estão localizados no núcleo de uma célula e sua combinação específica determina o gênero do ser vivo. Os cromatídeos estão compostos por toda esta cadeia de elementos que começa com o DNA.

O descobrimento, a análise e a compreensão do DNA permitiu ao ser humano realizar todo tipo de investigação e avanço científico com o objetivo de melhorar as condições de vida dos seres vivos. Entre estes elementos devemos mencionar as conquistas da genética e as investigações forenses, mas também na informática, uma vez que nestes sistemas também são aplicados alguns elementos relacionados à composição do DNA. Sem dúvidas, ao decifrar de maneira completa a composição do DNA, o ser humano produziu um dos avanços mais importantes da história, podendo ter acesso à mesma estrutura compositiva de cada indivíduo a nível genético.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados DNA