Conceito de Divisores

DivisoresO termo divisores corresponde ao plural da palavra divisor, no entanto, em seu uso geral este conceito tem a função de dividir ou separar algo. Assim, uma barra, uma parede ou uma mesa podem ter a função de divisor de um espaço. Este tipo de divisão é normalmente realizado com o objetivo de permitir maior intimidade em determinada área da casa.

Nos designers interiores é muito comum o uso de certos elementos para cumprir com a função decorativa de um espaço, como um móvel que exerce o papel de divisor na casa de acordo com as necessidades abordadas neste sentido.

Por outro lado, a palavra divisor é muito utilizada na área da matemática para referir-se aos números capazes de dividir aos outros em partes iguais.

Por exemplo: 12 é divisor de 3, uma vez que 12/3 é igual a 4 que é um número inteiro; enquanto isso, 12 não é divisor de 5 porque se fizermos essa divisão o resultado não será inteiro e sim 2,4.

Na operação da divisão, o divisor é o número que está contido várias vezes no outro e que chamamos de dividendo.

Na matemática, os divisores são certamente úteis na hora de agrupar uma determinada quantidade de elementos ou objetos, em partes exatamente iguais, dentro de um grupo, sem estar sozinhos ou que haja qualquer tipo de oscilação.

Vamos ver outro exemplo: agora temos 12 lápis e a ideia é fazer vários pacotes com toda essa quantidade sem que nenhum deles fique do lado de fora, assim, para cumprir efetivamente esse papel devemos fazer 1 pacote de 12; também 2 pacotes de 6 em cada; e outro de 3 pacotes de 4. Desta maneira, nenhum elemento ficará de fora e, além disso, permitirá observarmos que os números 1, 2 e 3 são divisores de 12.

Vale destacar que o número 1 é sempre divisor de qualquer número e que todo número é divisível por ele mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Divisores