Conceito de Diversidade

DiversidadeO termo diversidade é aquele que nos permite indicar, marcar ou falar da variedade e diferença que podem apresentar alguns aspectos entre si, embora também não seja útil na hora de querer destacar a abundância de coisas diferentes que convivem em um contexto em particular.

Em relação a uma comunidade, por exemplo, existem diferentes tipos de diversidades: cultural, sexual ou biológica, entre as mais recorrentes.

A cultural se refere à multiplicidade e interação de diversas culturas de uma determinada região e que coexistem no mundo. Neste sentido, para preservá-la é de vital importância que os países apresentem um plano de preservação e promoção adequado e eficiente para sua integração porque assim podem desenvolver-se e evoluir respeitando os códigos alheios a sua cultura e também conquistar o pertinente respeito que lhe cabe, ainda que esteja longe da generalidade.

Obviamente esta situação em muitos lugares do planeta é quase uma utopia, pois costuma ser comum que culturas consideradas minoritária sofram sempre com a apatia e ignorância das demais como consequência da falta de políticas de estado tendentes a respeitá-las e valorizá-las. No entanto, a UNESCO a partir de novembro de 2001 destacou-se como uma espécie de órgão provedor e controlador deste tipo de assunto abrindo um espaço público que ofereça cooperação ao respeito.

Por outro lado, a diversidade sexual se refere às diversas orientações sexuais adotadas pelos seres humanos. A classificação sexual cita três orientações: a homossexual, heterossexual e a bissexual. A diversidade sexual, nos últimos tempos, tornou-se uma das demandas que mais integra gente no mundo. Inúmeras organizações que defendem os direitos de gays e lésbicas costumam manifestar-se a favor através de jornadas denominadas como Orgulho Gay e que acontecem todos os anos em boa parte do planeta.

E finalmente, a diversidade biológica ou biodiversidade é aquela que se refere a uma grande variedade de espécies que povoam o planeta, como também os padrões naturais formados há milhares de anos de contínua evolução.

A preservação da biodiversidade é uma das grandes preocupações mundiais e por isso faz parte de um dos convênios mais defendidos da ONU (Órgão das Nações Unidas), conhecido como o Convênio Internacional sobre a Diversidade Biológica e que foi inaugurado no começo da década de setenta.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Diversidade