Conceito de Divergência

DivergEnciaA palavra divergência é um termo que ostenta várias referências dependendo do contexto na qual se emprega. A separação progressiva de duas ou mais linhas ou superfícies se denomina divergência. Outro uso do termo, nas instâncias do mundo das ideias e do intercâmbio das mesmas, a divergência implicará na diversidade de opiniões, o desacordo. “Se bem que com João o que nos separa são as divergências em matéria de política, no resto das questões coincidimos.”

Por outro lado, na matemática, a divergência de um campo vetorial mede a diferença entre o fluxo que entra e o fluxo que sai de um campo vetorial.

Seguindo dentro do contexto matemático, a divergência de Kullback-Leibler é um indicador da similitude entre duas funções de distribuição de probabilidade. E por seu lado, uma série divergente é aquela série infinita (a soma dos termos de uma sucessão) que não converge, portanto, os termos individuais devem tender a zero.

Na meteorologia também nos encontramos com uma referência para o termo divergência, já que desta maneira se denomina a divisão de cada uma das correntes de ar verticais em dois fluxos que se distanciam em direções diferentes. Normalmente, uma se dirige ao norte e a outra ao sul; as divergentes e as convergentes se alternam em diferentes níveis: altitude e ao nível do solo; o passo de um nível a outro se efetua verticalmente pelas ascendências, no entanto, os quatro movimentos darão espaço a um circuito, quando existe uma convergência inferior ,as massas de ar se elevarão chegando a uma determinada altura dividindo-se em dois fluxos, cada um dos fluxos descende ao chegar a uma zona de convergência e uma vez perto do chão, em um novo ingresso à divergência, se moverão na direção oposta da que tinham empreendido na altitude.

E a divergência de um conjunto de partículas eletromagnéticas resulta ser a medida angular do incremento no diâmetro desse conjunto em relação à distância desde a abertura óptica ou a abertura da antena desde o lugar onde emerge o conjunto de partículas eletromagnéticas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Divergência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/divergencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Divergência