Conceito de Dito Popular

Dito-PopularO dito popular é um provérbio agudo e sentencioso que costuma contemplar um conselho ou uma moral.

Por exemplo, uma pessoa que normalmente acorda muito cedo costuma responder os comentários a esse respeito com a seguinte frase “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Costuma-se dizer que os ditos populares são sentenciosos porque justamente afirmam com contundência alguma questão. No caso anterior, a afirmação de que Deus ajuda quem levanta cedo significa que a pessoa em questão terá trabalho e a outra não.

Quase sempre a origem de um dito popular se deve à experiência de algum idoso ou sábio, que após passar por algum tipo de aprendizado transmitem às gerações posteriores.

Embora os autores dos ditos populares sejam desconhecidos, também há muitas frases literárias e bíblicas de autores conhecidos que uma vez difundidas e por sua contundência se tornam ditos populares. No entanto, a temática desses ditados vai desde o mais fundamental e básico como a meteorologia até as questões do destino.

De alguma maneira, nos tempos em que a tradição oral era a encarregada de transmitir a sabedoria de uma geração à outra, os ditos populares constituíram a bagagem cultural do povo em questão.

Sua estrutura é pareada (estrofe de dois versos que rimam entre si) e pode ser tanto em prosa como em verso, como as figuras literárias tais como elipse, paralelismo, antítese, entre outras, para assim facilitar essa perpetuação oral.

Sendo assim, o dito popular é a coleção de enunciados breves, sentenciosos e populares, ou seja, um ditado popular, que pode ser classificado por zonas geográficas, línguas ou temáticas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dito Popular