Conceito de Ditadura

DitaduraEmbora o conceito moderno de ditadura penda mais para o lado da tirania como no caso da ditadura romana, uma das palavras que melhor podem definir este termo é a ilegalidade, ou seja, a vontade absoluta de alguém ou de algum grupo que não obedece aos padrões de uma democracia. Na ditadura os dirigentes são agentes do desrespeito a tudo aquilo que tem a ver com as liberdades do povo e que se aferram ao poder de maneira tal que fazem todo o possível para permanecer no poder indefinidamente.

Neste tipo de regime (ditatorial), é comum o uso da força e da intimidação, da fraude e do desrespeito com a finalidade de manter o controle sobre as liberdades civis. O povo submetido a um ditador não possui nenhum tipo de direito que não esteja estritamente controlado pelo ditador. O absolutismo é outro fator típico na ditadura e tudo está controlado por este tipo de regime.

A opressão é uma arma comum na ditadura e na antiga Roma, aonde apareceram os primeiros sinais da ditadura, onde este tipo de governo autoritário era comum quando o Estado atravessava alguma crise grave. O Império Romano usava a tirania dos seus ditadores para controlar as massas e obter o poder através do uso da violência e da opressão ao povo.

Num tempo não muito longínquo e até mesmo nos dias atuais a ditadura militar é um exemplo claro e atual do que conhecemos como significado do termo. As ditaduras militares usam as forças armadas de um país para subir e manter-se no poder e aplicar sua vontade por cima das leis de uma nação. Na América, este tipo de regime, ainda está presente em algum país e controla o seu povo através da opressão de sua própria vontade por cima da vontade da imensa maioria.

Na democracia o poder está repartido entre o poder legislativo, o poder executivo e o poder judiciário; na ditadura esta divisão não existe ficando todos os poderes em mãos de uma só pessoa ou de um pequeno grupo caracterizando o que chamamos de totalitarismo. Normalmente para que surja a ditadura em um país o poder é usurpado através de um golpe militar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ditadura. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ditadura >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ditadura