Conceito de Distimia

distimiaA distimia é um transtorno afetivo que se mostra presente na pessoa através de uma apatia em seu humor ou estado de ânimo. A tristeza crônica, o pensamento negativo frequente da realidade, o cansaço físico e psicológico, os medos, a incapacidade de aproveitar um passatempo que antes era um prazer, são alguns dos sintomas que podem demonstrar a tristeza. A depressão também pode estar associada a outros distúrbios como é o caso da ansiedade.

Sintomas de distimia

A depressão é um problema de saúde mental marcado pela tristeza profunda

Existem vários sintomas associados a este transtorno. A tristeza frequente faz com que os dias fiquem mais cinzas do ponto de vista emocional. A dificuldade de parar o choro em situações cotidianas faz com que as emoções se aflorem diante de qualquer detalhe (choro excessivo sem causa aparente), assim, a pessoa fica sem energia e vitalidade, consequentemente se sente apática, perde as relações sociais e com tendência ao isolamento.

Como a pessoa se sente apática ela tende a rejeitar encontros sociais com os amigos. A tristeza vinculada à distimia também pode estar associada ao desespero que produz o pensamento negativo e o medo.

Tristeza profunda

Estes sentimentos são tão incapacitantes que a pessoa tem dificuldade de concentração em suas tarefas de trabalho. A pessoa fica com dificuldade de prestar atenção (qualquer ruído lhe desconcentra), sente-se desanimada, inclusive quando não tem motivos para sentir-se dessa maneira.

Consulta com o especialista

Diante da presença de um mal-estar emocional é muito importante consultar um especialista para pedir ajuda médica, pois o tratamento pode ser necessário para retomar o rumo da felicidade. A pessoa que se sente desta maneira tende ao isolamento e a evitar os encontros sociais habituais.

Esse afastamento faz com que a pessoa tenha dificuldades de colocar em prática suas habilidades sociais. Além disso, um sentimento presente é o acúmulo de ira e raiva. A pessoa tem baixa autoestima e se sente vulnerável diante de circunstâncias externas. Se os sintomas da distimia não desaparecem com o tempo é possível que o mal-estar resulte em uma depressão.

Imagem: iStock, portishead1

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Distimia