Conceito de Distensão Muscular

Distensao-MuscularOs esforços e a prática esportiva sem treinamento ou preparação prévia podem submeter o músculo a uma situação de estiramento capaz de haver uma contratura ou até mesmo uma ruptura, sendo esta última conhecida como distensão muscular.

Os músculos são formados por uma grande quantidade de fibras musculares que se agrupam rodeada por uma membrana exterior; estas fibras se organizam em grupos chamados fascículos que se agrupam e formam o músculo. Além destas fibras, passam nervos e vasos sanguíneos pelos músculos.

Durante um traumatismo, especialmente em práticas esportivas, onde ocorrem esforços posturais como esticar bruscamente um músculo contraído, pode haver uma ruptura. Esta situação é extremamente dolorosa e acompanha um aumento de volume devido à retração das fibras musculares rompidas que originam uma massa ou um endurecimento no trajeto muscular, ou então um hematoma ou hemorragia por causa da ruptura dos vasos sanguíneos. Quando a ruptura do músculo envolve grande parte ou a totalidade deste, o mesmo perde sua função e os limites de movimento.

Apesar de não ocorrer na maioria dos casos, devemos considerar também que é possível alguns nervos periféricos se lesionarem neste processo, dando origem a sintomas como queimação, formigamento, sensação de picada ou então a perda da sensibilidade da pele localizada sobre o músculo afetado.

O que fazer em caso de uma Distensão Muscular:

• Pare! A primeira atitude a tomar é suspender a atividade física.

• Aplique gelo no local fazendo movimentos suaves sobre a superfície afetada; faça isso por uns 10 minutos pelo menos quatro vezes ao dia.

É de grande ajuda a aplicação de pomadas ou cremes a base de arnica, elas ajudam a diminuir a dor e a inflamação e, além disso, reabsorvem mais rapidamente o hematoma.

• Consulte o médico, é muito importante conhecer a extensão da lesão, especialmente para descartar fraturas ou lesões ósseas que podem acontecer por um mecanismo chamado avulsão, na qual um tendão ou ligamento se desprendem do osso principal por causa de um esforço brusco.

• Adote medidas preventivas, se você é esportista ou pratica alguma atividade física deve preparar os músculos para a atividade; comece a caminhar por alguns minutos, depois faça um aquecimento e alongamentos. Nunca inicie uma prática esportiva sem estas precauções, inclusive após terminar a atividade também deve fazer alongamentos e exercícios de relaxamento, além de não se esquecer de hidratar-se bem.

• Saiba sempre que a dor é um aviso de que algo não está bem. Ao sentir qualquer tipo de sintoma, pare a atividade para evitar maiores riscos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Distensão Muscular. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/distensao-muscular >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Distensão Muscular