Conceito » Distância

Conceito de Distância




DistanciaA distância é uma magnitude que mede a relação de lonjura ou proximidade entre dois corpos, objetos ou indivíduos. Para a geometria euclidiana, a distância entre dois pontos é a longitude do caminho mais curto entre ambos. Isto é, a medição do grau de proximidade que existe entre os dois.

A medição da distância, por exemplo, é útil para determinar diversas questões como o tempo e a velocidade que exigem para percorrer a pé ou de carro, o tipo de comunicação estabelecido entre ambos os pontos ou a diferença de cenário que sustentam entre si.

Para a geometria e a matemática, a distância é um conceito mais ou menos abstrato que se encontra presente em diversas operações aritméticas. Por exemplo, a operação de distância de um ponto a um conjunto, ou entre dois conjuntos.

Para a geografia, em compensação, a medição da distância responde a propósito da distinção de terreno e condições climáticas e naturais. Por sua vez, a distância também tem a ver com as diferenças sociológicas e culturais. Uma pequena distância entre dois pontos geográficos pode observar, entretanto, uma grande separação em questões morais, sociais, culturais e religiosas.

Essa é também a distância aparente ou a distância social. Além de seu cálculo exato, existe o conceito de distância como própria da percepção subjetiva.
Por exemplo, dois namorados podem estar distantes fisicamente, contudo, podem sentir-se próximos um do outro.

Ao mesmo tempo, costuma-se dizer que embora nas grandes cidades exista uma proximidade física entre os cidadãos, a distância emocional está presente nas relações cotidianas.

Outro aspecto importante da distância é a percepção que um sujeito pode ter em certo momento sobre uma proximidade ou distância física. Dependendo do estado de ânimo de um indivíduo, por exemplo, ele pode sentir que percorre uma longa distância em pouco tempo, ou seja, que ela seja curta ou o inverso.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)