Conceito de Dissonia

DissoniaO descanso é um dos sintomas que traz bem estar na vida de uma pessoa, pois descansar adequadamente proporciona qualidade de vida. Quando uma pessoa não dorme de forma correta apresenta alterações no humor e falta de concentração no trabalho. Existem vários problemas com o sono que dificultam o dia a dia de qualquer indivíduo.

Um dos distúrbios de sono mais conhecido é a insônia. A insônia é a dificuldade de dormir por toda a noite. Trata-se de uma dificuldade, onde essas pessoas sofrem a angústia de passar as noites em claro ou tardar muito para dormir.

Do ponto de vista geral, a dissonia é um distúrbio do sono classificado em dois tipos diferentes. Por um lado, a insônia, que é a falta de sono, descrita anteriormente e uma das doenças mais conhecidas pela sociedade. Por outro lado, existem casos de pessoas com excesso de sono, ou seja, o desejo de dormir durante muito tempo e ainda sim ter a sensação de que o sono não foi suficiente (hipersonia, narcolepsia). Essencialmente, a dissonia mostra simplesmente como uma pessoa pode sofrer consequências em seu dia a dia por causa de problemas com seu descanso e sono.

Fundamentalmente, a insônia altera o ritmo do sono e o estado de vigília de uma pessoa rompendo o equilíbrio necessário, uma vez que o sono deve estar sempre orientado em função do trabalho e da rotina. Diante de um distúrbio de sono e repouso, a pessoa apresenta um estado de impotência por não ser capaz de controlar o que acontece.

A partir de outro ponto de vista, vale ressaltar que a dissonia é diferente de outros problemas, como por exemplo, os pesadelos, que não alteram o ritmo de sono e vigília, mas que são episódios pontuais durante o sono. Por outro lado, fala-se muito de dissonia quando esse desconforto se torna crônico com o tempo.

A dissonia pode trazer outras consequências associadas como, por exemplo, o excesso de preocupação pelo ocorrido, inquietação e inclusive ansiedade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dissonia