Conceito de Dissociação

Dissociação é a ação pela qual separa dois aspectos ou elementos que permanecem unidos.

Em relação aos sinônimos, os termos decomposição, separação, desunião e desagregação são palavras equivalentes. Pelo contrário, anexo e união atuam como antônimos.

A ideia de dissociação é aplicada em circunstâncias que ocorre a desunião em algum sentido. Este fenômeno se manifesta particularmente na área da Química quando ocorre a fragmentação de uma molécula e também quando se fala de um parâmetro na combinação de elementos distintos: a constante dissociação conhecida por suas siglas Kc.

O verbo dissociar significa que algo que está unido deixa de estar por algum motivo. Partindo deste princípio encontramos um fato: nosso nome está associado a números, por exemplo, o número da carteira de identidade, de motorista, etc. Esta questão pode ser um problema e por isso foram articuladas leis para evitar que a associação de dados e números possa atentar contra a privacidade dos cidadãos.

Em alguns países foram incorporadas leis de proteção de dados, das quais se exigia que houvesse uma dissociação entre o nome de um cidadão e seu número correspondente nos casos em que se comunica uma informação. Para resolver este problema foram utilizados códigos numéricos que não estão associados a nenhuma pessoa, mas que garantem a privacidade dos dados.

A esquizofrenia como dissociação

A mente humana está conectada com a realidade. No entanto, esta ligação nem sempre se encontra dentro de certos parâmetros. As pessoas que sofrem de esquizofrenia têm uma dissociação mental (não podemos esquecer que a esquizofrenia significa em grego mente dividida).

A pessoa com esse transtorno mental pode apresentar diversas formas de desconexão com a realidade e, portanto, a dissociação. A esquizofrenia surge com certa frequência de despersonalização, ou seja, a sensação de que algo está fora do seu próprio corpo, por exemplo, às vezes essas pessoas não se reconhecem quando olham no espelho. Outro sintoma dissociativo seria a negação da realidade (a crença de que o mundo é falso, como se fosse um filme). Não recordar alguns fatos e sofrer de certo grau de amnésia também é outra forma de dissociação mental própria da esquizofrenia.

De forma sintética, pode-se dizer que a pessoa com esquizofrenia tem uma dissociação de sua própria identidade. Os pesquisadores desta patologia procuram estabelecer quais são as causas deste transtorno dissociativo e consideram que há fatores ambientais combinados com fatores de caráter genético.

Foto: iStock - BraunS

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dissociação