Conceito de Dissidente

DissidenteO dissidente é a pessoa que manifesta desacordo em relação a algo ou alguém. Esta definição geral pode ser aplicada normalmente dentro da esfera política, mais concretamente, nas circunstâncias onde não existe a liberdade de expressão.

O verbo que corresponde a este adjetivo é o dissentir, que equivale a discrepar, estar em desacordo ou divergir.

A imagem do dissidente na sociedade democrática

No quadro dos regimes democráticos não existe propriamente a figura do dissidente, pois se há democracia à liberdade de expressão é aceita com normalidade. Desta maneira, são nas ditaduras ou governos totalitários que aparecem com mais frequência pessoas contrárias à corrente ideológica majoritária (embora não deve esquecer que já houve casos de dissidência nos sistemas democráticos).

Não existe um arquétipo único de dissidente. Sua discrepância tem normalmente uma dimensão política, mas também pode ser de índole cultural, religiosa ou social.

Quem não concorda com algo em circunstâncias onde não há liberdade de expressão sabe que sua postura pode ser punida ou reprimida. Consequentemente, o seu desacordo adquire um valor único, pois se trata de um ato de coragem e determinação.

As consequências de ser um dissidente

Uma característica comum de todas as ditaduras é a limitação da liberdade de expressão dos cidadãos. A censura e o controle da informação são dois mecanismos típicos dos sistemas totalitários. No entanto, há indivíduos que não querem renunciar suas ideias e expô-las sabendo do perigo que correm.

A ameaça de duras represálias

A reação perante um dissidente tende a algum tipo de represália como prisão, campos de reeducação, trabalho forçado, etc. Para as ditaduras, o dissidente é um sujeito perigoso que por isso deve ser silenciado e alguns deles são encontrados mortos em circunstâncias misteriosas. Outra das estratégias clássicas para silenciar a dissidência consiste em lançar uma campanha contra quem o desacredite socialmente (é considerado um indivíduo antipatriótico, subversivo ou perigoso para a segurança nacional).

O opositor ou dissidente, por vezes, torna-se um símbolo de todos aqueles que desaprovam um sistema ditatorial.

Quem acredita que algumas ideias são inaceitáveis e se consideram um dissidente, muitas vezes, são obrigados a: agir na clandestinidade, confrontar abertamente o poder ou exilar-se (os dissidentes no exílio são uma realidade da maioria das ditaduras).

Foto: iStock - Maica

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Dissidente