Conceito de Dissenso

DissensoA palavra dissenso se refere ao desacordo, a discordância, entre duas ou mais pessoas sobre uma questão em particular. Isto é, o dissenso é a falta de acordo, de senso sobre algo.

Geralmente, no caso do dissenso o que se costuma propor é a realização de um debate ou de uma discussão entre os envolvidos a fim de que os mesmos troquem diferentes pontos de vista e assim cheguem a um acordo sobre a questão.

O debate é uma das técnicas da comunicação oral mais usada na hora de enfrentar as propostas antagônicas de um problema. Na maioria dos casos, além dos indivíduos que discordam, existe um moderador, que tem a responsabilidade de conduzir o debate, organizando e permitindo a cada um que apresente suas exposições de maneira ordenada.

O conceito oposto ao dissenso é o consenso, que é o contrário, o acordo de todas as pessoas que compõem uma organização, entidade, empresa, entre outros, em torno de um tema de interesse para o grupo.

Pode acontecer que alguns grupos, por causa de política, se encontrem alinhados a uma ideologia política, mas em relação a diversos temas, pode acontecer que seus integrantes, cada um com suas experiências e subjetividades não estejam totalmente de acordo em como solucionar determinados conflitos. Aí é onde normalmente aparece o dissenso e é imprescindível que de imediato se busque uma maneira de amenizar através do debate e da discussão para evitar assim que os desacordos e desentendimentos terminem com a união do grupo.

Vale destacar que muitas vezes através do dissenso se pode chegar ao consenso sobre um determinado tema, e isso é possível justamente por causa das discussões e dos debates. Por exemplo, a solução de um problema que divide as opiniões de uma comunidade que causa dissenso pode ser superada a partir de uma discussão tranquila, e embora as diversas partes opostas não mudem suas posturas, o que se pode fazer é chegar a um consenso para resolver a questão da melhor maneira possível.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dissenso. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dissenso >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dissenso