Conceito de Disruptivo

DisruptivoDisruptivo é um termo que provém do inglês, mais especificamente do substantivo disruption, que se refere a um problema inesperado ou algo que interrompe uma ação. Este vocábulo é utilizado para indicar a ruptura de algo com certa brutalidade. Assim, o disruptivo serve para desorganizar ou alterar alguma situação de forma ríspida.

Comportamento disruptivo no ensino

Para que o processo de ensino-aprendizagem transcorra com normalidade é necessário certa harmonia, ou seja, que haja ordem e regras dentro da sala de aula para que o professor possa comunicar-se com seus alunos. Em certas ocasiões, a ordem é modificada e ocorrem certas situações disruptivas que dificultam a aprendizagem normal. O bom professor é aquele que sabe identificar os comportamentos disruptivos e assim corrigi-los. Entre as questões disruptivas mais habituais se destacam as seguintes: alunos que interrompem a aula e atrapalham o professor; excesso de barulho; calor demasiado e ainda as dificuldades de planejamento como a inexistência de um plano de aula. Qualquer aspecto disruptivo causa confusão, sendo necessário tomar as devidas providências para que não ocorram mais os problemas.

O disruptivo no campo da inovação e das empresas

Entende-se por tecnologia disruptiva a nova tecnologia surgida no mercado que causa efeito de mudança. Vamos imaginar que estamos num mercado cercado de preços estáveis, aí aparece à novidade de um produto com preço bem abaixo do esperado. Neste caso, acontece a irrupção de um elemento diferente, podendo ser uma tecnologia, um serviço qualquer ou uma estratégia de comunicação.

Quando se fala de elemento disruptivo no mundo da inovação se faz referência a um novo modelo de negócio, ou seja, algo que surge com um propósito diferente e que de alguma maneira rompe com o estabelecido. Neste sentido, o disruptivo é algo positivo, já que se trata de uma forma de inovar (logicamente é positivo para o inovador ter êxito, mas negativo para seus competidores).

Os últimos anos serviram para registrar o termo “inovação disruptiva”, este que é um foco característico das novas empresas, as quais incorporam estratégias tecnológicas atípicas e diferentes de seus competidores. Esta ideia expressa um conceito bem conhecido: a criatividade. A criatividade estabelece fazer algo de outra maneira, que interrompa o processo evolutivo com um elemento impactante e, portanto, de maneira disruptiva.

Enfim, quando algo é feito de maneira radical, diferente e revolucionária significa que estamos diante de uma proposta disruptiva.

Foto: iStock - swissmediavision

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Disruptivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/disruptivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Disruptivo