Conceito de Disponibilidade

disponibilidadeO conceito de disponibilidade é utilizado em diversas áreas e esferas para fazer referência à possibilidade de que algo, um produto ou um fenômeno, esteja disponível de ser realizado, encontrado ou utilizado. A disponibilidade significa que esse objeto ou produto, por exemplo, um sabão, esteja disponível para ser usado. Que esteja disponível assim que uma pessoa possa dispor dele, ter acesso e estar ao alcance de suas mãos ou simplesmente porque é possível.

A noção de disponibilidade é muito utilizada para questões como produtos ou elementos que podem ser consumidos pelas pessoas. Assim, é normal dizer que há disponibilidade de leite, manteiga ou queijo, quando uma pessoa vai ao supermercado e observa que as prateleiras estão cheias. A falta de disponibilidade de certos produtos (tais como produtos mais caros, exclusivos ou produtos básicos que não se conseguem por situações determinadas e específicas) faz com que os preços dos mesmos sejam mais elevados, pois a demanda é superior à oferta. Podemos dizer, então, que a disponibilidade dos produtos consumíveis afeta certamente aos preços e às variáveis econômicas.

A disponibilidade também se refere a outros elementos ou situações. Quando uma pessoa diz que está disponível, normalmente significa que está sozinha ou que não está comprometida com ninguém, significa que possui liberdade para agir como queira.

Na área da cultura ou da produção cultural, a noção de disponibilidade se relaciona com produtos que podem ser exclusivos ou difíceis de conseguir diante de outros que são produzidos de forma massiva e estão em lugares especializados para ser vendidos. Assim, um livro ou um elemento cultural considerado exclusivo ou não disponível, provavelmente custe muito mais caro que aqueles que estão disponíveis todos os dias em qualquer espaço ou negócio.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Disponibilidade