Conceito de Dispepsia

DispepsiaA dispepsia é uma patologia bastante comum que acontece nas pessoas e se caracteriza por uma disfunção no processo de digestão.

Na realidade, é mais conhecida como indigestão e basicamente as pessoas que sofrem com esse incômodo sentem certo mal-estar no abdômen no momento que estão comendo ou imediatamente após a refeição.

Trata-se especificamente de uma ardência na região entre o esterno e o umbigo, também pode ser descrita como a sensação de sentir-se completamente satisfeito, mas que na realidade apenas começou a comer.

Não há apenas uma causa relacionada a esta perturbação, existe uma infinidade de fatores que podem ocasioná-la, tais como o excesso de álcool, a cafeína, o tabaco, o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados, o estresse, o comer rápido, o comer em excesso. No entanto, também há razões orgânicas que podem desencadear como a gastrite, o cálculo renal, a pancreatite, a úlcera e o uso de certos medicamentos como a aspirina.

Embora incomode muito as pessoas que sofrem não se trata de um problema de saúde de extrema gravidade. Pode ser evitada e controlada com os seguintes passos: mastigar bem os alimentos, comer devagar, com tempo, sem pressa, não brigar com ninguém durante a refeição porque isso pode resultar no alimento não cair bem no estômago, não consumir medicamentos em excesso como a aspirina e sempre de estômago cheio, não realizar exercícios físicos após as refeições, entre outros.

Não deve ser confundida com a azia, embora os antiácidos sejam recomendados para combater os sintomas da dispepsia.

Para obter um diagnóstico preciso e combater a doença de forma eficaz o ideal é ir a uma consulta com um médico especialista para avaliar o caso e ter uma conversa com o paciente. No entanto, para confirmar o quadro pode ser indicada a realização de algum exame específico como o ultrassom do abdome ou uma análise completa do sangue, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Dispepsia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/dispepsia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Dispepsia