Conceito de Discutir

DiscutirNas relações interpessoais existem momentos de todos os tipos do ponto de vista da comunicação. Há situações de claro exemplo como a ausência de comunicação manifestada através do silêncio ou da indiferença interpessoal. Da mesma forma, existem certos diálogos em que a conversa flui de maneira natural. Em compensação, há momentos numa conversa em que as pessoas podem discutir por um assunto por terem diferenças de critério e pensamento.

As discussões acontecem com mais frequência nas relações de maior intimidade, por exemplo, entre parentes, marido e mulher, amigos, já que estes vínculos são de confiança, de convivência por mais tempo e assim podem surgir mais diferenças. Discutir é um ato saudável, de fato, as pessoas que evitam esse tipo de conflito são realmente frustradas.

A chave de tudo isso é reforçar o respeito para com o próximo em uma situação de discussão e potencializar a comunicação assertiva para expressar seu ponto de vista pessoal e suas ideias em relação ao outro. Para resolver uma situação é essencial focar a atenção na solução do conflito e assim não deixar para trás a resolução do problema. Além disso, é aconselhável evitar os insultos pessoais que colocam o outro na defensiva.

É importante expressar suas ideias levando em conta a sensibilidade da outra pessoa. Por isso, antes de falar o que acha, pense em como você gostaria que falassem contigo.

Em certas ocasiões, sob um momento de irritação, é possível que uma pessoa diga coisas que não quer e se arrependa depois. Para evitar dizer algo que pode causar grande impacto é recomendável a pessoa esperar um dia antes de dizer o acha e enfrentar a conversa pendente. A partir desta perspectiva que traz distância temporal é mais positivo encontrar o equilíbrio entre a razão e o coração.

Em uma discussão é importante dizer o que pensa, mas também o modo como dizer, pois as pessoas se comunicam através do tom de voz. Existem erros importantes de se evitar em uma discussão de casal, por exemplo, é essencial respeitar a vez da palavra do outro e evitar elevar o tom de voz no diálogo.

Quando em uma relação há mais discussões do que momentos felizes, significa que há algo que não está bem e assim vale a pena refletir para fazer algo a respeito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Discutir. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/discutir >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Discutir