Conceito de Discussão de casal e família

Discussao-casal-familiaMuitas vezes, as pessoas têm um ponto de vista negativo sobre as discussões que acontecem em família e entre casais. Entretanto, vale ressaltar que uma discussão não deixa de ser uma conversa entre duas pessoas que mostram diferentes pontos de vista sobre determinado assunto. As opiniões podem ser contrárias ou complementares.

Através desta conversa, fica estabelecido um ponto em comum de ideias. Existem vários formatos que potencializam a opinião de especialistas através de um discurso argumentado como em um congresso universitário ou em um debate televisivo. A partir deste ponto de vista, a discussão costuma ser muito enriquecedora, uma vez que permite um feedback através da formação contínua.

Opiniões diferentes

Este tipo de conversa mostra que existem opiniões bem variadas sobre qualquer assunto e que cada pessoa tem um ponto de vista específico. Do ponto de vista interpessoal, existem discussões que possuem um tom mais negativo, por exemplo, uma disputa que mostra controvérsia entre duas pessoas por causa de algum assunto específico.

O objetivo da discussão entre um casal não pode focar em discutir por si só, uma discussão deve ser um meio para solucionar algum assunto e chegar a um senso comum. Geralmente, no contexto de uma discussão, os interesses das pessoas são diferentes e este é o principal motivo de choque e contrariedade.

Como discutir de forma assertiva

Durante uma discussão é muito importante praticar a tolerância de respeitar a opinião do interlocutor. Por outro lado, é positivo respeitar a vez da palavra do outro para que cada um possa expressar melhor suas ideias. Deve-se apostar na assertividade ao expressar os pensamentos e sentimentos de forma que se valorize o respeito. Aprender a discutir de maneira correta e em momento oportuno é uma das aprendizagens mais importantes da vida, uma vez que este tipo de aprendizagem permite a gestão de conflitos de maneira eficaz.

Apesar das discussões parecerem incômodas, vale destacar que este tipo de conflito também acontece no contexto da intimidade de uma relação entre casais ou amigos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Discussão de casal e família. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/discussao-de-casal-e-familia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Discussão de casal e família